A chuva constante que cai sobre o litoral dos três estados do sul do Brasil causou perda de vidas e acúmulo de milhões de reais em prejuízos.
Em Santa Catarina nove cidades já decretaram situação de emergência, sendo o norte do estado o mais castigado pela chuva intensa. Só na região de Joinville foram registrados 12 deslizamentos de terra. Ao todo em SC já são quase 900 desabrigados.
Em Nova Veneza
Até o início da madrugada desta quinta-feira, 01, a Defesa Civil do município quase não havia registrado nenhuma ocorrência envolvendo o mau tempo. A exceção foi a queda de uma árvore sobre veículos estacionados ao lado da Casa da Minestra na Praça da Chaminé na área central da cidade. O fato ocorreu por volta das 22h e não há informações de feridos.
Monitoramento
Conforme o coordenador da Defesa Civil de Nova Veneza, Carlos Luciano Savi, no início desta quinta-feira, o município será percorrido para um levantamento da situação dos rios. “Amanhã vamos percorrer o município fazendo os levantamentos, por enquanto não temos relatos de inundações,” pontuou Savi.
A estação meteorológica Aurora localizada no distrito de Caravaggio registrou nas últimas 72h quase 100mm de chuva, porém, o volume maior de precipitação está concentrado na serra, por isso a preocupação com os rios da região.
Por Willians Biehl
Continua com instabilidade em SC…..
— CLIMATERRA (Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer) (@Climaterra) November 30, 2022
Coutinho/ Piter Scheuer pic.twitter.com/82bEYitJpr