Chapecó prepara-se para velório coletivo das vítimas de acidente aéreo

De luto, a cidade de Chapecó prepara-se para receber os corpos dos atletas e dirigentes da Chapecoense e dos jornalistas que fariam a cobertura da Copa Sul-Americana e estavam no avião que caiu na cidade colombiana de Medellín. A assessoria de comunicação da Associação Chapecoense de Futebol informa que o velório com as vítimas deverá ser coletivo, aberto ao público e realizado no gramado da Arena Condá. O aeroporto municipal também está sendo preparado para receber o avião que fará o traslado dos corpos.

Os corpos devem chegar em Chapecó nesta sexta feira,2, ou no sábado, 3. Após a realização de uma cerimônia religiosa que deverá ser breve, cada família decidirá aonde o familiar será sepultado. Ainda não se sabe quantos corpos serão sepultados em Chapecó. Nesta quarta-feira à noite, no horário em que seria realizado o jogo em Medellín contro o Atlético Nacional, haverá uma grande missa na Arena Condá em homenagens às vítimas.

Cidade comovida

Há um silêncio de luto pelas ruas da cidade. Onde há conversa, o assunto é a tragédia com a Chapecoense. O clima é de tristeza e apoio aos familiares. Em solidariedade, os símbolos da cidade, bem como o comércio e indústria, demonstram seus sentimentos, colocando faixas em preto e verde e cartazes de apoio. Na Catedral Santo Antônio, enormes faixas pretas foram colocadas desde as torres até a entrada da igreja. O monumento Desbravador, símbolo de Chapecó, também recebeu está de luto.

No município, as aulas da rede estadual foram suspensas nesta terça, 29, e quarta-feira, 30. O mesmo procedimento ocorre nas escolas da rede municipal de ensino. As universidades também suspenderam as aulas por dois dias, e nesta quarta-feira o prefeito em exercício Elio Cela decretou ponto facultativo. A prefeitura decretou luto oficial de 30 dias e todos os eventos agendados foram suspensos.

Texto: Paulo Munauar|Fotos:Paulo Munauar

Chapecó prepara-se para velório coletivo das vítimas de acidente aéreo