Educação

Cerca de 300 alunos de Arquitetura da Unesc vão atuar na comunidade em 2017

blank

Estudantes visitaram os bairros da Grande Santa Luzia para iniciar atividades 

Tudo começou em 2016, no primeiro ano de atuação dos projetos de extensão “Habitat Saudável e Sustentável” e “Escritório Modelo Interdisciplinar” da Unesc. Foi o primeiro contato que os estudantes do curso de Arquitetura tiveram com a realidade da Grande Santa Luzia, onde o Programa Território Paulo Freire atua. Foram envolvimentos diretos e indiretos com a comunidade, com atividades que foram de socialização e convívio a estudos urbanos.

Agora, em 2017, a movimentação vai aumentar ainda mais. Cerca de 300 estudantes e 20 professores do curso de Arquitetura da Unesc vão atuar em projetos na Grande Santa Luzia. As atividades já iniciaram, com uma visita de campo entre os bairros Progresso, Promorar Vila Manaus e Vila Vitória.

Acolhidos pelos líderes locais, professores e alunos deram o primeiro passo para o desenvolvimento de estudos e propostas espaciais, que poderão contribuir com futuras reflexões com a comunidade.

“A escolha da área não poderia ser mais apropriada. Com cerca de 1.800 hectares, onde vive uma população estimada em 30 mil habitantes, a urbanização dessa área surgiu com as atividades de mineração de carvão, que ainda hoje refletem os impactos causados sobre o meio ambiente e sobre a forma como se deu a ocupação do território, impactando na qualidade de vida de seus habitantes”, comentou o professor Jorge Luiz Vieira.

A professora Sheila Martignago Saleh, coordenadora do Programa Permanente de Extensão do “Território Paulo Freire”, apresentou a proposta do programa e os doze projetos em andamento e sugeriu que a experiência, envolvendo ensino e extensão, do Curso de Arquitetura e Urbanismo, seja toda documentada e que os seus resultados, ao final deste semestre, sejam compartilhados com a comunidade acadêmica e com a comunidade do “Território Paulo Freire”.

Mayra Lima

blank
blank
blank
blank
blank
blank

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.