Prefeitura
Colunistas

Caverna Misteriosa

CAVERNA MISTERIOSA NICOLA GAVA ENTRADA

O mundo acompanhou a aventura dos adolescentes tailandeses que ficaram presos na caverna após a enxurrada que inundou a mesma. Em nossa região existem algumas cavernas, ainda pouco exploradas para turismos e pesquisas. São pequenas e médias galerias naturais, ou seja, fenômenos da geologia.

Com um pequeno grupo de amigos tive a oportunidade de conhecer uma das cavernas próxima à costa da Serra Geral, ao oeste nos fundos da barragem do Rio São Bento. Como referência, são apenas vinte quilômetros do centro de Nova Veneza. Denominada de “caverna misteriosa” por várias histórias relatas sobre a mesma, inclusive que foi esconderijo durante perseguições militares. Certamente também foi abrigo dos nativos xokleng, indígenas que viviam nestas encostas.

O acesso até o lugar é difícil, pois, se passa por locais íngremes e perigosos com riscos de vida, precisa ter boa resistência física e ir acompanhado de quem já conhece o local.  Uma fenda cônica de entorno de três metros de diâmetro inicia o acesso à caverna misteriosa, mas, para entrar nela, tem que passar pelo único acesso, que tem apenas 60 centímetros de diâmetro, veja no registro fotográfico, para eu passar tive que tirar a mochila das costas, isso é para entender, o restrito limite do acesso.

Spilere Serralheria
Mundo das Cores
Pilar lateral 125px
Veneza Construções
Lojas De Mattia
Brogni Construtora

Para quem entra, fica o mistério na chegada, pois, um buraco escuro onde você entra sem saber o que tem pela frente. Na verdade é uma espécie de sifão, que esconde a luz, mas, logo ao passar o sifão de seis metros, você encontra a luz, daí a sensação é de alívio, que tem entorno de trinta metros comprimento com uma abertura maior que é possível caminhar normalmente. “Un beo posto!!!”

BANDEIRA DA RÚSSIA ok

BANDIERA DEA RUSSIA

No registro fotográfico o amigo criciumense Thales Guzzatti tendo em suas mãos a bandeira da Rússia que me trouxe diretamente daquele país sede da copa. Obrigado pelo regalo, que agora faz parte da minha coleção de centenas de bandeiras dos quatro cantos do planeta. “Grasie!!!”
NEREU PAZETTO taça

CONFRA NEREU PAZETTO

Na última segunda feira o Confrade Nereu Pazetto foi o anfitrião da nonagésima terceira reunião da Confraria Neoveneziana Pan & Vin. Além da pauta ordinária da reunião, o evento foi de festa em comemoração aos 54 anos do anfitrião e sua aposentadoria. O evento em grande estilo aconteceu no espaço de vidro da galeteria e pizzaria Casa do Chico. “Nereu… Bona pension e Bon Conplean!!!”

ALINE SPILLERE DAMIANI e os pais

ALINE SPILLERE DAMIANI

Parabéns a minha amiga que neoveneziana que vi crescer, a bela e inteligentíssima Aline Spillere Damianai que há quase duas décadas vive na Itália com os pais Anselmo Damiani e Lise Spillere. Aline recém se formou em mediação linguística e cultural na universidade de Padova no nordeste da Itália. “Barva…. Bravissima!!!”

 

ANA CLARA MILANEZ FRETTA niver

BON CONPLEAN BANBINA

No sábado passado a pequena neoveneziana Ana Clara Milanez Fretta completou seus dez anos, com festa que reuniu seus familiares e amiguinhos no espaço festa Sonho meu. No registro a aniversariante com seus pais Sandro Fretta e Ana Paula Milanez Fretta. “Tanti auguri ala tozata!!!

IMG-20180711-WA0000

CHE BEA TOZATA

Direto do principado caravaggiano a bela Karla Guidarini Machado que amanhã que completa seus quinze aninhos. Os pais Paulo Machado e Bertina Guidarini Machado estão preparando a festa que vai acontecer no sítio da família no sábado a noite. “Conplimenti e bona festa!!!”

WhatsApp Image 2018-07-11 at 10.50.13

ADIO TIO VITO

Nas duas últimas semanas em Nova Veneza tivemos uma série de perdas de grandes amigos que deram o adeus a vida terrena. O amigo da juventude Roberto Milanez, a mãe da Polenta Dona Luiza Sachet Bortolotto e o sangue do meu sangue, Tito Gava e na última sexta feira foi o Victor Gava carinhosamente conhecido por Tio Vito. Que todos eles tenham descanso no sono eterno. “Paxe”

Nicola 1

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply


Coopera rodapé
Topo