Cartilha de segurança previne golpes praticados via celular
Segurança

Cartilha de segurança previne golpes praticados via celular

Cartilha de segurança previne golpes praticados via celular

Por Geórgia Gava

Para alertar e prevenir à população sobre crimes de estelionato e extorsão praticados via celular, uma campanha da Rede de Vizinhos da Santa Luzia em parceria com a Polícia Militar, resultou na criação de uma cartilha de segurança com dicas sobre procedimentos em caso de tentativa de golpe.

De acordo com o idealizador da campanha, sargento Severo, o conteúdo da cartilha foi baseado em uma ação realizada no Rio Grande do Sul. “Peguei um pouco do conteúdo já existente nessa campanha, depois acrescentei algumas informações e editei. Iremos divulgar somente nas Redes de Vizinhos, mas a ideia é de prevenir crimes praticado pelos celulares, os famosos golpes”, salienta.

A cartilha aborda algumas dicas para prevenir golpes como o do bilhete premiado, publicidade em lista telefônica, torpedo premiado, falso sequestro, falso boleto, sites de compra ou empréstimos pessoais, envelope vazio, clonagem do WhatsApp e entre outros. Além disso, o material ressalta a importância em procurar autoridades responsáveis caso algum golpe se assemelhe com a prática de estelionato ou extorsão.

Confira algumas orientações

  • Nunca passe qualquer dado pessoal por telefone;
  • No golpe do falso sequestro, não diga o nome de seu parente ou familiar;
  • Não ligue para o número do SMS premiado e desconfie de ligações recebidas em modo restrito ou de outras áreas;
  • Caso supostos parentes lhe pedirem dinheiro, ligue para o número correto dos mesmos para confirmar;
  • Consulte páginas específicas ou o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) para encontrar sites confiáveis de compras online.

[btnsx id=”128782″]

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.