Iniciativa da Câmara de Vereadores foi lançada nesta terça-feira, 1.
Todos os alunos da rede municipal e estadual de Nova Veneza receberão, a partir desta quarta-feira, 2, a Cartilha Cidadã da Câmara de Vereadores do município. Cinco mil exemplares foram encartados, com objetivo de transmitir informações a respeito dos três poderes (Executivo, Legislativo, e Judiciário) para as pessoas.
São 20 páginas de conteúdo por cartilha. “O material trata, principalmente, do papel dos vereadores nas cidades. Queremos manter a população mais informada a respeito as atribuições do legislativo, do que o profissional pode e deve fazer, e também dos direitos das pessoas que assistem as sessões, como por exemplo, a possibilidade de usar a tribuna da Câmara uma vez por mês”, argumenta o presidente do Legislativo neoveneziano, Eloir Minatto, o Biro-Biro (PSD).
A visita nas escolas começa imediatamente. “Vamos a cada instituição levar as cartilhas e explicar aos estudantes o que contém nelas. Nosso pensamento é que as crianças e jovens precisam ser educados para a política desde cedo, para aprenderem a fazer bons julgamentos nesse âmbito”, completa Minatto.
Vereador Mirim
Além disso, também foi lido na sessão da Câmara de Vereadores desta terça o projeto do Vereador Mirim de Nova Veneza. A intenção é que seja votado ainda neste ano, para que se aprovado, já comece no início de 2016.
Pelo projeto, turmas de 2º e 3º ano poderão apenas votar; e as de 4º a 9º anos, desde que tendo abaixo de 16 anos, poderão votar e concorrerem como candidatos. “Será mais uma ação para despertar o interesse das crianças na política”, finaliza o presidente da Câmara de Vereadores.