Carrara é uma cidade da região da Toscana que pertence à província de Massa Carrara, sendo Massa a capital da província.

Carrara fica no litoral e também faz parte dos Alpes Apuanos, que pertence à cadeia de montanhas dos Apeninos.

É dessas montanhas que há séculos é extraído o mármore mais caro do mundo. O famoso mármore branco de Carrara. O mármore de Carrara é muito usado para fazer esculturas, como as de Michelangelo.

A região que são extraídos os mármores é conhecida como cavas MC, “Marmi di Carrara”, ou seja, Mármores de Carrara. De todas as cavas, 70% é do poder público, que depois entrega a um consórcio de empresas, que por sua vez, dão um percentual à comune.

O mármore é extraído e na montanha mesmo tem uma balança da comune para conferir o peso que é em média de 2,5 toneladas o metro cúbico.

O mármore de Carrara custa em média de R$700 o metro quadrado, o dobro do preço de um mármore de outras regiões. Esse mármore é exportado para todo o mundo. Os árabes são um dos maiores compradores, inclusive a família do ex-terrorista Osama Bin Laden, é dona de 30% das cavas de Carrara.

Curiosidade

As placas dos carros da província de Massa Carrara têm as iniciais MS, que faz divisa com a província de La Spezia, que tem as iniciais SP, igual no Brasil, Mato Grosso do Sul (MS) que faz divisa com São Paulo (SP).

Dica

Quando for visitar as cavas não esqueça de levar óculos escuros. É muita claridade.