O ato de inauguração aconteceu na Praça Humberto Bortoluzzi.
Um dos principais pontos turísticos de Nova Veneza, a gôndola presente doado pela Província da Itália ganha um atrativo a mais ao ser visitado na Praça Humberto Bortoluzzi, no centro de Nova Veneza. Quem chegar ao atrativo portando o seu passaporte pode receber o carimbo não oficial da Gôndola para registrar a data de visitação e a imagem do símbolo veneziano. O carimbo não oficial existe em várias cidades do mundo e tem o objetivo de registrar no passaporte a visita em pontos turísticos.
“É uma surpresa muito grande chegar aqui e ver essa família italiana que mora por aqui. Fiquei muito emocionada em ver a gôndola, porque o meu coração é italiano um pouco”, comentou Márcia Maria Nester Rosa, tradutora juramentada no Paraná.
O vereador Aroldo Frigo Junior, proponente da indicação enalteceu que o município passa a integrar aos dez carimbos existentes no mundo. “Nova Veneza celebra essa cultura com a dedicação de cada um. Quero agradecer ao prefeito Frigo e vice Zé que acataram a minha indicação. Sinto-me realizado em ser o autor do carimbo datado não oficial de um importante ponto turístico. Quando pensei em trazer essa indicação foi através do jovem Flávio Cúnico que viajou até o Ushuaia e trouxe em seu passaporte os carimbos culturais, não somente os de fronteiras das imigrações. Esse carimbo vai estar presente na casa do gondoleiro, a pessoa que estiver com o passaporte brasileiro ou estrangeiro irá assinar o livro ata e depois ficará demarcado o carimbo datado com a figura gôndola. Muitos países já possuem esse tipo de carimbo, pois o passaporte é uma recordação das viagens”, ressaltou o vereador.
De acordo com a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Susan Bortoluzzi Brogni, a inauguração do carimbo da Gôndola é mais um momento especial e diferencial para Nova Veneza. “Cada um que vier com o seu passaporte e carimbar aonde ir pelo mundo vai ficar registrado que ele passou por Nova Veneza. Assim como muitos ficam orgulhosos quando que vão a Matchu Pitchu e carimbam lá o passaporte.
É uma honra muito grande e quero agradecer ao vereador Aroldo por trazer ações que diferenciam e acabam atraindo muitas pessoas. Obrigada também ao prefeito Frigo por oportuniza a fazer essas ações que torna Nova Veneza diferente. Todos que vem aqui ficam com um pouco de Nova Veneza dentro, assim como nós ficamos com um pouco de cada um que vem pra cá”, pontuou.
O vice-prefeito Sérgio Alberto Spilere, o Zé sobre a importância de alavancar ainda mais o turismo. “Nós não podemos perder essa essência que o povo de Nova Veneza oferece através da sua hospitalidade, da gastronomia e do turismo. É um projeto importante e quero parabenizar o Aroldinho que está sempre na frente quando se fala em cultura e tradição. Nova Veneza é um exemplo para Nova Veneza e todo o Estado”, afirmou.
O prefeito Rogério Frigo destacou a importância do momento para o município. “Orgulho do momento que estamos vivenciando, pois vai oficializar a passagem dos turistas e visitantes com esse símbolo histórico que é a gôndola, um presente vindo de Veneza, da Itália. Nós estamos trabalhando muito para o turismo e cultura e iniciamos em outras administrações. Temos grandes projetos e grandes sonhos, quando se conquista precisamos manter.
O poder público tem o dever de ser o incentivador, mas precisamos continuar com a garra, dedicação e saber que a população de Nova Veneza incorporou o turismo, a gastronomia dentro do nosso município. Quero agradecer ao vereador Aroldo que esta sempre criando oportunidade para elevar o turismo da nossa cidade com o apoio do demais que aprovaram por unanimidade esse indicação. E nós não poderíamos deixar de apoiar e vamos continuar trabalhando firma para enaltecer cada vez mais a nossa cidade”, finalizou o prefeito.
O evento contou com apresentações do grupo Folclórico Ítalo Brasileiro Nova Veneza.