Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa nesta segunda em Nova Veneza
Brasília(DF), 25/11/2017 - Posto de vacinação é improvisado no Sudoeste para vacinar população contra a Febre amarela - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles
Saúde

Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa nesta segunda em Nova Veneza

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi antecipada em decorrência da pandemia do coronavírus, e inicia nesta segunda-feira, 23 de março.

Os idosos (acima de 60 anos) e os profissionais de saúde serão os primeiros públicos a serem vacinados.

Segundo a secretária de saúde, Maristela Vitali Cunico, Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento e decidiu em reunião na manhã desta sexta-feira, 20, que a aplicação da vacina para idosos conforme o fluxograma das Unidades Básicas de Saúde. Os pacientes devem apresentar CPF ou cartão SUS.

O objetivo da antecipação da campanha é evitar o aumento de doenças respiratórias e a sobrecarga do sistema de saúde. “A vacina contra a gripe não diminui o risco de contágio por coronavírus, mas o principal objetivo da vacinação contra a gripe é reduzir as complicações, internações e, principalmente, a mortalidade decorrente das infecções causadas pela influenza”, relatou a secretária.

Unidades de Saúde

No Bairro Bortoluzzi e Caravaggio, a vacina será realizada conforme a ordem de chegada do paciente. Os pacientes irão entrar na UBS uma pessoa por vez. Caso haja necessidade, após a avaliação do profissional de saúde, será realizada a vacina no automóvel.

Em São Bento Baixo e São Francisco, a realização da vacina será planejada e organizada pelas equipes com horário marcado.

Profissionais de saúde

As doses serão disponíveis para os profissionais de saúde de órgãos públicos e privados, mediante apresentação de comprovante de trabalho.

“Trabalhamos com equipe de profissionais cuidadosa, comprometida e segura. Estamos fazendo tudo por você! Faça algo por nós: vacine-se e retorne para casa”, ressalta a secretária.

É importante destacar que a vacina não protege contra o novo coronavírus, mas sim, contra tipos de influenza, como o H1N1. Fiquem atentos ao site www.novaveneza.sc.gov.br e as redes sociais da Prefeitura de Nova Veneza: informaremos qualquer tipo de ajuste ou alteração na campanha de vacinação.

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.