Caminho dos Tropeiros

Falar sobre o caminho dos tropeiros pode ser, como dizem, chover no molhado. Rota esta, muito conhecido na região em que muitas pessoas fizeram este caminho repetidas vezes. Porém falar do caminho dos tropeiros com a visão de um montanhista é uma outra história. Não é apenas um caminho que liga os municípios de Siderópolis com o planalto serrano em Bom Jardim da Serra, na qual foi muito usado no século passado para o comércio, principalmente de gados, onde desciam com porcos, ovelhas e até mesmos perus.

DSCF4398

Com aproximadamente 10 km de extensão e 1000 metros de altimetria (subida de 1000 m) o caminho corta a Reserva Biológica do Aguaí, inserido em um dos principais ecossistemas do planeta, hoje ameaçado. Durante todo o percurso podemos perceber nitidamente a troca de vegetação, de ambiente. A floresta Ambrófila Densa que é a mata Atlântica (parte dos 8% restantes do território latino-americano) que está dentro dos vales, as matas Ciliares que cruzamos por todo o percurso nos arredores dos rios até chegar nas matas Nebulares, Campos Naturais de altitude e a Florestas de Araucárias. Além de toda esta riqueza das florestas também podemos perceber parte da história da formação dos vales e canions.

DSCF7952

DSCF4522

O arenito botucatu (tipo de rocha) que aflora em vários pontos do caminho onde em um deles tem a possibilidade de escalar com vias de até 180 m, o setor da Galeria como chamam os escaladores. Esta mesma formação funciona como se fosse uma esponja que retém água e cria uma das maiores reservas de água doce do planeta, o aquífero Guarani. Mais ao alto, próximo aos campos de altitude, sinais do maior derramamento de lava vulcânica da história do planeta, o afloramento das rochas de basalto, a pedra ferro como muitos chamam.

DSCF0241

Muito diferente de subir o caminho dos tropeiros apenas para subir e descer é poder ter a oportunidade de subir vendo tudo isso que contei, identificando cada detalhe, além de muita coisa que não comentei. É subir o caminho, acampar na borda dos vales, ver o sol nascer fazendo um yoga, sentindo a presença total da natureza, em silêncio, sentindo o vento dos campos de altitude no rosto. Muito melhor que apenas subir é sentir todas as sensações que este incrível caminho pode nos proporcionar.

Dias 06 e 07 de agosto iremos subir o caminho dos tropeiros e acampar nos campos de altitude, ainda há vagas. Mais informações nos contatos abaixo.

13844208_1187950071228066_2137910947_o

DSCF0391

DSCF0338

Filipe Ronchi– montanhista escalador, com experiências em longas travessias e caminhadas de todos os níveis nas serras brasileiras. Tem no currículo, escaladas em grandes paredes brasileiras, na Cordilheira dos Andes e Patagônia além de travessias em glaciares e escalada em gelo. Conquistador de boa parte das vias de escalada na Serra Geral Catarinense. E-mail: filiperonchi@gmail.com – (48) 9107-5006 e WhatsApp (48) 9936-0998.

Um Comentário