Por Redação Portal Veneza
Com as dependências da Câmara lotada, em noite carregada por história, lembranças e emoções, o Poder Legislativo de Siderópolis concedeu, em sessão solene, nesta segunda-feira, 12, o título de “Cidadã Benemérita”, para a Dra. Cleusa Coral-Ghanem, por proposição do vereador Pedro Valcir de Souza (PP), o Sargento Valcir. Natural de Siderópolis, a Doutora em Ciências – PHD na área de concentração Oftalmologia que desde 1974 atua no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, em Joinville, sendo responsável pelo Departamento de Lentes de Contato, acumula uma série de títulos, livros que revertem em benefícios à saúde visual, sendo referência nacional e internacional.
Por sua grande contribuição ao progresso da oftalmologia brasileira, e pelas campanhas preventivas e curativas em prol da saúde visual dos catarinenses Dra. Cleusa é a primeira pessoa a receber este tipo de homenagem em Siderópolis. “Ela contribuiu e muito para o progresso da saúde oftalmológica, elevou o nome da nossa cidade até o exterior. Sinto-me honrando e privilegiado em ser o proponente”, afirmou o vereador Pedro Valcir de Souza. “Além de toda contribuição com seu conhecimento ela tem um compromisso social principalmente com os mais necessitados. Então parabenizamos, agradecemos por todo seu trabalho e com muita honra entregamos este título”, acrescentou o presidente da Câmara de Siderópolis, Roni Remor (PSB), o Lilo.
Após 40 anos de prática clínica, agora em 2019, Dra. Cleusa se dedicará somente a lecionar. “Foi uma grata surpresa esta homenagem. Esse trabalho, a medicina, tem sido o que melhor aconteceu em minha vida e eu lhes agradeço pela honrosa validação do título que me conferem”, declarou a homenageada. Para o prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa (PMDB), o Alemão, a Câmara prestou um grande serviço histórico ao município. “Podemos ter todo o dinheiro e sucesso do mundo, mas não ter o carinho e o afeto de sua Província não tem sentido. Com toda honra nossa Província, hoje, faz esta justa homenagem e temos apenas que agradecer a Dra Cleusa para que sua visão inspire nossos caminhos. Da mesma forma parabenizamos os vereadores que tiveram essa visão de uma honraria tão merecida”, enalteceu.
Cleusa Coral-Ghanem
Nascida em Siderópolis, em 1948, filha de Gílio Coral e Hilda Becker Coral, é casada com Emir Amin Ghanem e tem dois filhos: Vinícius Coral Ghanem e Ramon Coral Ghanem. Cleusa Coral-Ghanem iniciou sua jornada acadêmica na UFSC, em 1967. É formada em Medicina, com Especialização em Oftalmologia e em Saúde Pública e Doutora em Ciências – PHD na área de concentração Oftalmologia. É autora de artigos, manuais e livros da área oftalmológica, possuindo publicações no Brasil e no exterior. Ganhou diversos prêmios e homenagens, como Título de Cidadã Honorária de Joinville, em 2004, além de títulos de Honra ao Mérito e Menções Honrosas. Desde 1974 atua no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, em Joinville, sendo responsável pelo Departamento de Lentes de Contato.