Antes da sessão dessa terça-feira, 10, os vereadores de Nova Veneza receberam representantes do poder legislativo de Siderópolis. Na reunião solicitada por Carlos Eduardo Ghislandi e conduzida pelo presidente Eloir Minatto (Biro Biro), esteve em pauta projeto acerca do uso do entorno da Barragem do Rio São Bento. Estiveram na Casa Legislativa os sideropolitanos Franqui Salvaro (presidente da Câmara), Pipi Maravai (vereador) e Romildo Soares (diretor da Câmara).
De acordo com Ghislandi, o objetivo é fomentar atividades próximas à Barragem que possam fortalecer o turismo sustentável e a economia neste segmento, trazendo benefícios para os municípios vizinhos. Tanto os legisladores de Nova Veneza quanto os de Siderópolis deixaram claro todo o apoio ao projeto, que, segundo Romildo Soares, já existe, mas está parado.
Ficou acordado que informações mais detalhadas serão buscadas e uma nova reunião será agendada para encaminhamento dos trabalhos.
Reivindicações em pauta
Na sessão dessa terça-feira também foram colocadas em pauta reivindicações sobre necessidades de Nova Veneza. O vereador Edgar Preis, por exemplo, pede instalação de dois refletores na parte externa do Ginásio de Esportes do distrito de Caravaggio. Também solicita reparos na ponte que liga a linha Cubico com a comunidade de Vila Maria. Além disso, ele reivindica reparos nas estradas próximas à Vila Maria. E em requerimento, o legislador solicita a presença na Casa do secretário de agricultura do município para prestar esclarecimentos sobre os trabalhos que estão sendo realizados.
Já Carlos Eduardo Ghislandi pede que o poder executivo forme equipe para executar reparos nas pavimentações asfálticas da cidade, assim como aquisição dos equipamentos necessários. Ele também ressalta a importância de um programa informatizado que controle os gastos dos combustíveis da frota municipal. Além disso, o vereador pede a criação de conselhos comunitários para fiscalização e sugestões perante o trabalho das secretarias.
Edaltro Luiz Bortolotto, por sua vez, solicita ao poder executivo a elaboração de Projeto de Lei que prevê isenção de IPTU e taxa de lixo aos proprietários de terrenos baldios que os destinarem para estacionamento na área central de Nova Veneza.