☁️ 4°C — Nova Veneza, SC
💵 US$ 5,18 +0,07%
💶 € 5,90 +0,04%
£ 6,84 +0,03%
🇦🇷 AR$ 100 = R$ 0,33 0,00%
R$ 343.816 +0,19%
📈 Ibovespa 171.258,88 +0,52%
🌾 Arroz 50kg (Sul SC) R$ 65,00
🕒 Atualizado em 24/06 às 01h26

Câmara aprova multa para quem não assinar carteira de empregado doméstico

Brasília – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 26, o Projeto de Lei 7.156/10, do Senado, que estabelece multa para quem descumprir a Lei 5.859/72, que regula o trabalho do empregado doméstico. O projeto, aprovado em caráter conclusivo, seguirá para sanção presidencial, a menos que haja recurso para que seja analisado pelo plenário da Câmara.

De acordo com o projeto, o patrão que não registrar a contratação do empregado doméstico na Carteira de Trabalho pagará multa. Ela será calculada a partir de valor definido na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e será elevada em pelo menos 100% .

A multa poderá ser reduzida se o empregador reconhecer voluntariamente o tempo de serviço do empregado, com a efetivação das anotações e o recolhimento das contribuições previdenciárias. O montante arrecadado com a multa será destinado ao próprio doméstico prejudicado.

Agência Brasil