Conhecido como o “Divórcio de Veludo” por ter tido um processo de dissolução pacífico, a Tchecoeslováquia, que fica no centro da Europa, deixou de existir em 1992. Ficando então a República Tcheca como capital Praga e, Eslováquia como capital Bratislava.

A cidade de Bratislava fica às margens do rio Danúbio, onde também começam os Montes Cárpatos.

Bratislava é a única capital de um país no mundo que faz divisa com outro país. Ou melhor, com dois países. Hungria e Áustria. É também a capital mais próxima à outras duas capitais. Cerca de 60km à Viena e Praga.

Bratislava é uma cidade boa de visitar porque é uma capital pequena. Famosa por suas construções antigas, muitas pessoas costumam frequentar os bares no alto, próximo ao famoso Castelo de Bratislava. Uma ótima cidade para passear de bicicleta por suas estradas de antigo controle de fronteira que hoje viraram ciclovias margeando a Áustria e Hungria.

Na cidade de Cambé no Paraná próximo à Londrina tem uma localidade chamada Bratislava em homenagem à várias famílias de eslovacos que aí chegaram em 1932. Com a famosa geada preta de 1975 que acabou com o café, muitos venderam suas terras e foram embora para o Mato Grosso. Hoje restam apenas duas famílias de imigrantes eslovacos.