Bombeiros dos anos 90, e os embalos de um sábado à noite!

Por Tina Turner com Simply The Best

Gente! Aquela noite foi o “óh do borogodó”!! Saímos de Criciúma para atender um acidente de trânsito de vulto na BR-101, ali no extremo sul, a música de sucesso do momento era Simply The Best. E lá fomos para mais uma ocorrência … Havia chuva forte sem trégua, deslocamos com o trem do socorro para lá. Não dava pra enxergar um palmo a frente, mas tínhamos que chegar. Afinal a ocorrência se tratava de um veículo de passeio, que colidira atrás de uma carreta.

Oito ocorrências numa só saída

Eu e mais dois colegas estávamos na “princesa”, uma viatura que hoje seria o AR- Auto Resgate. Os demais militares no ABTR – caminhão de incêndio e no ASU ou ambulância, como queiram! Quando entramos na BR-101 começaram as ocorrências … Ocorrências? Sim, sim! Foram oito no caminho, a de Maracajá até a que fomos solicitados próximo ao rio Mampituba. Com o tempo adverso, seguimos dando sequência nos atendimentos.

A sequência que deu tudo certo

A primeira foi uma saída de pista, onde um cidadão sozinho no seu carro chocou-se contra uma árvore. Nós e a guarnição do ASU paramos para atender. Ele disse que sabia que éramos rápidos, mas nem tanto!! Hehe!! Estava trancado as ferragens e referiu não sentir dor … acontece. Quando o ASU/ambulância, entrou em Araranguá conduzindo a primeira vítima para o hospital da cidade, o caminhão que estava na BR a frente, se depara com uma capotagem, menos mal, a polícia já atendia e não havia vítimas …

Passamos com a “princesa” a frente do caminhão, tudo isso com chuva torrencial … logo antes de Sombrio ocorreu uma queda de moto, com fratura de tíbia e fíbula (perna) exposta. Conduzimos ao hospital mais próximo … Ao sair do hospital da cidade das avenidas, nossa ambulância dá de cara com um atropelamento. Não perca a conta, com esta são quatro!  Adiante o caminhão de incêndio é solicitado por populares para um princípio de incêndio em veículo num posto de combustível. Os caras do posto disseram: só pensamos em ligar e vocês já estavam por aqui … Isso que eu digo que é resposta! Comentou um deles! Hehe!

Sprint final

Na arrancada do último terço o trem do socorro aparelhou e as viaturas seguiram juntas, mas, ainda paramos para ver dois carros que saíram da pista. Tudo certo, e alguns quilômetros depois chegamos… Chuva, frio, vento e um silêncio jamais pensado numa cena tão desoladora, o trecho da BR vazia, sem curiosos …  no ambiente nós, o motorista da carreta, e as quatro pessoas de uma mesma família presas as ferragens e sem sinais vitais…

Com o atendimento desta ocorrência encerrado, deixamos o local seguro, aos cuidados da polícia responsável pela rodovia, que chegara pouco tempo depois, e retornamos ao quartel… Eu sou Carlos Cypriano, especialista em Emergência Pré-Hospitalar e Segurança Contra Incêndio e Pânico!

Contato: carloscypriano1@gmail.com Fone:(48) 99172-9433

Bombeiros dos anos 90, e os embalos de um sábado à noite!
Bombeiros dos anos 90, e os embalos de um sábado à noite!
Bombeiros dos anos 90, e os embalos de um sábado à noite!