Numa bela manhã ensolarada de domingo, a guarnição que entra, assumia mais um serviço, no dia anterior, não havia dado nenhuma ocorrência. Que bom! Os Bombeiros que estavam indo para casa, sorriam por estarem descansados e felizes, afinal o dia pedia o preparo do bom e velho churrasco com maionese. Ah! E mais isso que você pensou também! Ninguém é de ferro!

A época se fazia necessário a presença de uma sentinela 24 horas à frente do quartel e João assumiu as primeiras duas horas. Lá pelas nove da manhã o comandante da guarnição caminhava tranquilamente no pátio. Foi quando João avistou nos prédios atrás do quartel, fumaça saindo de um deles.

— Chefe olha a fumaça preta saindo daquele edifício …

— Isso é coisa de moderno mesmo, deve ser fumaça saindo da chaminé “rapazx”!! Ali funciona uma pizzaria.

— Pizzaria senhor! Aberta no domingo de manhã?

A tranquilidade deu lugar ao agitamento, e o mesmo correu para o lado do prédio da central e gritava em direção a janela: toca o alarme!! Toca o Alarme!! Tá pegando fogo na pizzaria atrás do quartel!! Esquecendo que o rádio comunicador estava preso ao cinto ginástico …. Assim, o trem do socorro desce a Rio Branco, para atender a primeira ocorrência de incêndio do dia.

Agora a dica: ao encerrar seu expediente de trabalho seja na sexta-feira ou como no caso da pizzaria sábado à noite, certifique-se de que os aparelhos elétricos estejam desligados, retirados das tomadas e que foi interrompido o fornecimento de gás para o fogão. Fazendo isso, você estará aumentando a prevenção e diminuindo o risco de ocorrer um incêndio, caso contrário, ficará vulnerável.

Incêndio extinto, ambiente seguro e local deixado aos cuidados do proprietário, os Bombeiros retornaram ao quartel. Alguém pode perguntar, e o sentinela? João recebeu elogio em livro e ficou cheio de moral com o chefe!