O bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, anunciou na manhã desta sexta-feira, 26 de outubro, as transferências de párocos, vigários e reitores para o ano de 2013. “Elas são sempre feitas devido às necessidades pastorais. Como neste ano, padre Antonio Mendes vai para as missões, temos que reajustar tudo. Cada um faz um pequeno sacrifício para podermos dar conta de nossa realidade como diocese”.
As celebrações de início de missão deverão ocorrer nos meses de janeiro e fevereiro de 2013, com exceção do pároco da nova Paróquia Santo Antônio, que será criada no dia 16 de dezembro próximo, no bairro Quarta Linha, em Criciúma.
Padre Joel Sávio
2012: Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Urussanga)
2013: Coordenador Diocesano de Pastoral (Cúria Diocesana)
Padre Antonio Mendes
2012: Coordenador Diocesano de Pastoral e Pároco da Paróquia São Donato (Içara)
2013: Projeto Diocese Irmã – Prelazia de Cristalândia (Tocantins)
Padre Antonio Vander da Silva
2012: Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua (Sombrio)
2013: Pároco da Paróquia São Donato (Içara)
Padre Antoninho Rossi
2012: Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio (Nova Veneza)
2013: Vigário da Paróquia Santo Antônio de Pádua (Sombrio)
Padre Daniel Pagani
2012: Vigário da Paróquia Santo Antônio de Pádua (Sombrio)
2013: Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua (Sombrio)
Padre Éder Carminatti
2012: Ordenado padre em 15 de setembro
2013: Vigário da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens (Araranguá)
Padre Hélder Agenor Benedet da Silva
2012: Ingressou na Diocese de Criciúma, vindo da Diocese de Carolina (Maranhão)
2013: Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Urussanga)
Padre Orlando Antonio Cechinel
2012: Vigário da Paróquia São Donato (Içara)
2013: Pároco da Paróquia Santo Antônio (Quarta Linha, Criciúma)
Padre Thiago De Moliner Eufrásio
2012: Orientador do Seminário Filosófico de Santa Catarina – SEFISC (Brusque)
2013: Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio (Nova Veneza)
Bibiana Pignatel Baesso
Complementando a pesquisa, com base nos sites do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e da Arquidiocese de Florianópolis:
A primeira Capela de alvenaria, em louvor à Madona de Caravaggio, começou a ser construída em 21 de maio de 1914, sendo pároco de Nova Veneza o Padre Miguel Giacca. A autorização partiu do então Bispo de Florianópolis, Dom Joaquim Domingues de Oliveira, que administrou a Diocese, depois Arquidiocese de Florianópolis, no período de 02 de abril de 1914 a 18 de maio de 1967. Dom Joaquim esteve em Nova Veneza por várias ocasiões, conforme documentário fotográfico existente neste Portal Veneza. Tão-logo iniciou-se a colonização, a comunidade erigiu a um Oratório com a estampa de Nossa Senhora de Caravaggio. Cinco anos após, em 1896, os colonizadores providenciaram a construção de uma Capela de madeira. A Capela de alvenaria se fez necessária, porque a anterior não mais comportava a afluência crescente de fiéis. Vê-se, pois, que o Padre Miguel Giacca era diligente e persistente. Já nos primeiros dias de D. Joaquim como bispo, buscou sua autorização para a edificação da Capela de alvenaria! Sobre o Padre Miguel Giacca, permitam-me recordar uma frase que ele insistia junto aos imigrantes: “Santa paciência” ,mas não desista facilmente.
Obrigado, Padre Antoninho Rossi, pelo excelente trabalho que coordenou como Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio.
Seja bem-vindo, Padre Thiago De Moliner Eufrásio! Aumenta sua responsabilidade, porque se aproxima o ano de 2014, quando será celebrado o Centenário da Capela de N. Sra. de Caravaggio, edificada sob a liderança do Cônego Miguel Giacca, primeiro pároco de Nova Veneza.