Por Samira Pereira

Novamente a Betha Sistemas foi reconhecida nacionalmente pela postura ética que possui frente a um mercado tão difícil quanto o de gestão pública municipal. Desta vez, o diretor de Sucesso do Cliente e diretor Comercial da empresa, Marcelo Medeiros, foi convidado a apresentar o case da organização, além de mediar o painel “Integridade Negocial II” durante o LMA Summit 2019, que ocorreu no Costão do Santinho, em Florianópolis.

O evento reuniu especialistas, palestrantes e referências nacionais em prol de um único objetivo: discutir as transformações e inovações tecnológicas que desafiam o atual modelo de gestão, tanto pública quanto privada. Entre os mediadores e palestrantes, além de Medeiros, estiveram presentes o jornalista Ricardo Amorim, o CEO do Grupo Reserva, Rony Meisler, o juiz do trabalho e autor da Reforma Trabalhista, Marcos Melek, entre outros.

A Betha foi a única representante do Sul do Brasil no evento, o que, conforme Medeiros, é motivo de orgulho para os colaboradores. “Falei sobre os 34 anos de história da empresa, alinhando-os aos valores e premissas instituídos lá no início, e que até hoje são levados muito a sério por todos os profissionais. Durante a apresentação, reforcei o quanto a ética e a corretude estão no nosso DNA, assim como a integridade em todos os processos. Os feedbacks que recebi foram excelentes”, explana.

Entre os participantes do painel mediado por Medeiros estavam representantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Conselho Federal da OAB e especialistas em Direito e gestão pública municipal. Eles foram questionados sobre ética organizacional, sendo as perguntas direcionadas para a especialidade de cada debatedor.

Medeiros lembra, também, de outro ponto marcante: a declaração pública feita pelo secretário de Controle Governamental e Transparência Pública da prefeitura de Balneário Camboriú, Victor Hugo Domingues. “Ele disse que os próprios concorrentes falam o quanto a Betha é correta e ética. Isso nos mostra que estamos no caminho certo, e assim continuaremos seguindo”, garante.

Conforme uma das organizadoras do evento, Roberta Volpato Hanoff, a participação da Betha engrandeceu ainda mais a programação. “A apresentação do Marcelo deu a tração exata que precisávamos para a engrenagem do painel funcionar. Não só quem assistiu, mas também os painelistas rasgaram elogios à forma de trabalho adotada pela empresa. Eles ficaram abismados com a maturidade da cultura ética da Betha”, destaca.

Esta é a segunda vez que a Betha é reconhecida pela postura que possui frente ao mercado em um evento nacional deste porte. Em 2017, o atual diretor-presidente da empresa, Aldo Garcia, foi um dos destaques durante o “Encontro de Ética nos Negócios”, que ocorreu em São Paulo e foi idealizado pelos filósofos Clóvis de Barros e Mário Sérgio Cortella. Na ocasião, Garcia dividiu a mesa com representantes do Bradesco, Grupo Abril, Microsoft, Web Radar, e outros. Foi o próprio Clóvis quem fez o convite à empresa.