Unesc
Colunistas

Os bastidores políticos estão agitados,

ANEDOTÁRIO POLÍTICO

POLENTA REVOLTADA: Desde o final do ano passado o movimento “Revolta de polenta” agitou os bastidores políticos locais. Nesta semana sua principal reivindicação de reduzir o subsídio dos vereadores foi arquivado na Câmara de Vereadores por ser inconstitucional mas o assunto levou a população a discutir mais sobre a atuação dos vereadores.

Casa Savóia
Careás
Padaria São Marcos
Classificados

* Histórias baseadas em fatos reais da política de Nova Veneza

DA HORA

_O pessoal ficou indignado com este tal de “Brás” pois onde ele vai vender suas bugigangas, dá bronca. E o pior que ele sempre consegue o alvará para vender.

_Na sexta-feira e sábado será realizada a tradicional festa do padroeiro São Marcos. No domingo não haverá a festa porque terá a inauguração do santuário do Sagrado Coração de Jesus, na Içara.

_Eu presenciei uma conversa da Secretária de Cultura e Turismo Susan Bortoluzzi Brogni com o Engenheiro Agrônomo Cankão Gorini Borges sobre a limpeza da antiga figueira da praça. Ele trabalhou na prefeitura de Criciúma nas questões ambientais.

_O jovem Guilherme Nuernberg Minatto assumiu a presidência da Aenove interinamente até a eleição na entidade.

_Já é tradicional um grupo que gosta de subir a serra pela rota dos tropeiros fazer o caminho do feriado da páscoa. Zinho Baldessar, Edvar Minatto e mais uma galera se aventura naquela bela região.

_Depois da operação carne-fraca baixou o preço da carne. Agora o nosso churrasquinho ficou mais barato mas o setor está demitindo pessoas.

_Com o maluco do Trump, o mandão do Putim, o desvairado da Coréia do Norte e tantos outros fanfarrões o mundo corre muito perigo.

 NA POLÍTICA

_Segundo Adjalma Mastella, da Secretaria de Saúde, a prefeitura trata com uma empresa de São Paulo para administrar o hospital. Este é plano “b” mas também tem o plano “c”.

_Mastella comentou uma informação interessante sobre saúde pública e que nos faz pensar. “Para cada 8 mil habitantes tem que ter um posto de saúde”.

_Nova Veneza tem pouco mais de 14 habitantes e tem 11 postos de saúde.

_Muitos postos de saúde oneram muito os cofres públicos e como consequência faltam recursos para atendimentos melhores.

_Para  Adjalma Mastella, a posse de Sidinéia Spillere na secretaria de saúde que conhece bem o setor vai ser importante,  e eles se conhecem da secretaria de saúde de Criciúma.

_O prefeito Rogério Frigo admitiu numa entrevista nesta semana que a reabertura do Hospital São Marcos está mais difícil do que se imaginava.

_Os bastidores políticos estão agitados, pois na Câmara de Vereadores teve o parecer da comissão de constituição e justiça para o movimento “Revolta da Polenta” que reivindicou a redução do subsídio dos vereadores. O processo foi arquivado por ser inconstitucional. O parecer jurídico foi do Advogado Luiz Eduardo Lapolli Conti.

_O movimento “Revolta da Polenta” foi um fato novo político no município desde o final do ano passado e trouxe algumas discussões num momento político conturbado do País, e talvez de algumas mudanças futuras. Estes jovens foram audaciosos e plantaram uma semente mostrando que o povo deve participar e se manifestar quando estiver descontente.

_A principal reivindicação do grupo que foi a redução do subsídio dos vereadores para um salário mínimo talvez foi impactante demais.

_O peemedebista Edio Minatto pelo jeito é um dos mais indignados com o ex-vereador Vanderlei Spillere e quer a sua saída do partido.

_O prefeito Rogério Frigo me disse que foi feita uma pesquisa para avaliação destes meses da administração e que o resultado agradou bastante a equipe.

_Nestes quase quatro meses de mandato ainda não consegui ter uma conversa com o prefeito Rogério Frigo sobre as condições que recebeu a prefeitura. Duas conversas agendadas foram desmarcadas.

_Ainda bem que consegui falar várias vezes com o vice-prefeito Zé Spillere que sempre me informa de assuntos importantes da prefeitura, além é claro da assessoria de imprensa que conta com os jornalistas Cris Freitas e Gabriel da Conceição.

_Estava prevista uma entrevista coletiva com o prefeito Rogério Frigo sobre os 100 primeiros dias de mandato e também como herdou a prefeitura mas ainda não foi marcada a data, segundo o chefe de gabinete Néio Ghellere, isso vai acontecer depois que ser resolvida a situação do hospital.

_A Odebrecht está delatando políticos de todo o País mas se algumas empresas aqui da região amanhã ou depois também tiverem que delatar políticos?

Onévio Colombo, é um apaixonado por sua empresa, a Vinícola Borgo que está com projetos interessantes para atrair mais turistas para Nova Veneza.

A Wizard, de Caravaggio, completa 10 anos de atividades e realizando um belo trabalho. O casal Tiago e Bea são os proprietários e professores.

Equipe do restaurante Careàs, de Caravaggio, que serve um cardápio diferenciado. No almoço também serve piadina de vários sabores. Em maio vai servir também uma saborosa feijoada aos sábados.

O Advogado Rafael Nuernberg Minatto e a Advogada Laura Colombo Spillere são sócios de um escritório em Caravaggio. Fone: 3476-0952


Topo