Barragem do Rio São Bento está 3 metros abaixo do nível

Por João Manoel Neto / Fotos: Willians Biehl

A Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, está com três metros abaixo do nível do vertedouro. É a pior situação de estiagem enfrentada em Santa Catarina na última década segundo o superintendente Regional Sul e Serra da Casan, engenheiro Gilberto Benedet Junior. Apesar da falta de chuva, a situação de abastecimento por enquanto está sob controle.

“Embora existam municípios com situação grave de abastecimento, a Barragem do Rio São Bento hoje consegue suprir a necessidade da região. Operamos com um volume considerável de água na barragem, e por enquanto não há risco de desabastecimento”, antecipa.

Inaugurada em 2006, a Barragem do Rio São Bento abastece atualmente os municípios de Nova Veneza, Siderópolis, Forquilhinha, Maracajá, Criciúma e Içara. “Existe uma previsão de chuva mais constante para o início de maio, mas sem grande volume ainda. A situação continuará preocupante, e por isso pedimos que a população faça o uso da água de forma consciente. Sem chover a situação vai se agravar”, coloca o engenheiro da Casan.

Barragem do Rio São Bento - Foto: Willians Biehl

2 Comentários

  1. Lá é muito lindo, quando fui só está a pontinha da Cruz agora agente ver a torre quase todas matei um pouquinho da saudades