Banheiros – Dicas para economizar na reforma

Olá querido leitor, seja por motivos estéticos, hidráulicos, elétricos ou funcionais, o dia de reformar o seu banheiro irá chegar com certeza, por se tratar de um dos ambientes mais caros de uma residência, essa reforma é sempre a mais adiada. Se você está passando por esse dilema, fique calmo, o nossa coluna de hoje irá lhe ajudar a modificar totalmente a cara deste espaço sem que essa renovação pese no seu bolso.

imagem

Para iniciar a reforma ou construção de qualquer ambiente, o primeiro passo é analisar suas reais necessidades, você precisa de mais espaço? Os encanamentos ou sistema elétrico precisam de ajustes? Você gostaria de incorporar mais algum equipamento? Enjoou da cara do ambiente e quer apenas renovar o recinto? Definidas as necessidades é hora de colocar a mão na massa, nesse caso, se possível contrate um arquiteto e busque sempre mão de obra qualificada para realizar as modificações, lembre-se sempre, o barato sai caro! As vezes você economiza no crucial e acaba gastando mais no final.

imagem

Contratados os profissionais, vamos pensar nas modificações, os acabamentos costumam ser sempre a parte mais cara, portanto, sempre vale dar aquela checada nos sistemas elétricos e hidráulicos do banheiro, mesmo que pareça estar tudo ok, para que não hajam surpresas depois, afinal, você não gostaria de ter que quebrar toda a parede do chuveiro, por exemplo, daqui três meses porque descobriu uma infiltração que estava mascarada, não é mesmo? Portanto, confira tudo, já dizia minha vozinha, o seguro morreu de velho!

É sempre importante também ter um orçamento em mente, e fazer o possível para se manter dentro dele, é nessas horas que as pequenas escolhas podem fazer a grande diferença, por exemplo, os revestimentos, existem inúmeros tipos e valores e os nosso queridinhos, costumam ser sempre os mais caros, para economizar, você tem algumas opções como, comprar peças mais baratas para as extensões maiores de parede e piso, e deixar aquele mais especial (e comumente mais caro) para um detalhe ou parte reduzida do ambiente. Outra dica bastante válida é revestir apenas a parte inferior da parede com revestimentos e utilizar as tintas especiais para áreas molhadas na parte superior, técnica que caiu em desuso por conta da vulnerabilidade aos danos, e que está sendo retomada atualmente por conta dos avanços tecnológicos que tem tornado as tintas cada vez mais resistentes e confiáveis.

imagem

imagem

imagem

imagem

Para renovar o mobiliário, busque ser original! Técnicas de reutilização e faça você mesmo existem aos milhões e podem agradar a todos os gostos, aqui abaixo vemos alguns exemplos de espelhos que podem ser facilmente criados por você e peças antigas que foram reaproveitadas nos ambientes como aparadores e armários, sem contar as estantes que podem ser compradas pela internet e montadas individualmente, o que diminui o orçamento, quando se compara os gastos que teríamos caso a opção fosse a marcenaria sob medida. Uma dica valida na hora de harmonizar os objetos, é posicionar os espelhos e possíveis ornamentos na vertical, trazendo sensação de maior amplitude ao cômodo, não se esquecendo é claro de conferir as medidas do local, para ter certeza se há espaço para o objeto desejado no seu ambiente.

imagem

imagem

imagem

imagem

Agora, vamos a outros itens menores, que normalmente são esquecidos e que podem fazer você fugir e muito do orçamento esperado, por conta do seus valores altos. Estamos falando dos equipamentos em si, os chuveiros, torneiras, bacias sanitárias e suportes comumente usados para toalhas e papel. As dicas são, pesquisar muito, encontrar lojas grandes especializadas no ramo. Na nossa região, trago a Cassol Center Lar, que abriu recentemente uma unidade no Nações Shopping em Criciúma, como forte indicação de compras.

Essas lojas, por comprarem os produtos em quantidade e também, muitas vezes de fabricas que estão iniciando as produções, conseguem objetos de design bastante moderno e sofisticado por preços praticamente iguais aos itens comuns vendidos em materiais de construção menores e considerados das classes “C” de padrão e preço.

Pesquisar em diversas lojas e sempre privilegiar esse tipo de comércio é a melhor maneira de economizar nesses itens. Já, quando falamos de suportes para toalhas, papel e etc. voltamos a nossa dica do mobiliário, aposte no DIY (Do It Yourself) o conhecido faça você mesmo! Aqui abaixo deixo algumas imagens de inspiração de como você pode criar peças super modernas, descoladas e que ainda por cima vão dar um ar bastante fashionista à sua área de banho. Mãos à obra e bora deixar a nossa casa com o nosso jeitinho!

imagem

imagem

imagem

imagem

imagem

imagem

imagem

imagem

imagem

imagem