Bairro São Bento Alto adere ao programa Rede de Vizinhos da Polícia Militar

Um dos últimos a aderir ao Programa, o bairro São Bento Alto agora faz parte da rede com 35 participantes.

Com o objetivo de auxiliar e promover segurança entre as comunidades, a denominada “Rede de Vizinhos” abrangerá mais um bairro de Nova Veneza.

Os componentes aderiram ao programa durante uma reunião para a implantação, aumentando a rede que já está implantada no Caravaggio, São Bento Baixo, centro de Nova Veneza e seus bairros adjacentes.

Na ocasião a Polícia Militar do município apresentou aos presentes os objetivos do programa. “É uma estratégia de policiamento em que a rede é organizada entre a comunidade e a PM. O programa atua com a cooperação dos vizinhos e tem como objetivo fomentar parcerias e fortalecer relações interpessoais e a cidadania ativa dos bairros”, comentou o responsável pela rede de vizinhos em Nova Veneza, sargento PM Galvão Angelino Custódio.

A REDE

Após implantada a rede a PM entrega placas de identificação nas residências participantes e cria um grupo no Whatsapp, lá os vizinhos tem a função de comunicar se algo suspeito é visto. A PM é inclusa no grupo e também tem a função de repassar informações aos participantes.

Hoje aproximadamente 350 casas participam do Programa no Distrito de Caravaggio, 100 no Centro e bairros de Nova Veneza, 132 no São Bento Baixo e agora 35 no São Bento Alto. Estima-se que quase 700 participantes fazem parte da Rede, para Galvão é um número alto. “O programa busca aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a isenção de perigo físico das pessoas e do patrimônio, logo quanto mais bairros aderirem melhor é a segurança no município”, ressaltou.

REDE ESCOLAR

Galvão ainda ressalta que foi implantado no município também a “Rede de Segurança Escolar”, onde foram cadastrados 18 escolas de toda Nova Veneza, entre elas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), creches e escolas particulares.

Nesta rede a PM faz rondas nas escolas e conversa com as crianças, diretores e funcionários sobre segurança. Galvão comenta que logo estará realizando um evento com outros Policiais para informar as crianças participantes da Rede sobre vigilância e segurança, mas de maneira divertida, realizando brincadeiras e jogos.

Jatene Macedo