Azul: Como decorar com a cor do mês de novembro

Olá querido leitor! O mês de novembro é marcado pela campanha de prevenção ao câncer de próstata, com incentivos aos exames e tratamentos por parte dos homens acima de 40 anos. Pensando em contribuir com a campanha, nosso artigo de hoje vai ajudar você a incluir essa cor na decoração da sua casa, que estará em alta não apenas nas próximas semanas, mas também na próxima estação.

imagem

Quem está ligado nas nossas postagens, já sabe que o Azul Serenity foi, juntamente com o Rosa Quartz, a cor de 2016, além disso, sabe também que entre as cores de 2017 os azuis fresh estarão em alta, com tonalidades um tanto esverdeadas e bastante alegres. Por ser uma cor com maior aceitação que o rosa, tema de nossa ultima coluna, o uso do azul não apresenta tantas restrições quanto nosso matiz anterior, suas tonalidades mais saturadas e fechadas costumam transmitir elegância e seriedade, enquanto as mais abertas, bons fluídos, energia e delicadeza.

A utilização do azul em paredes é totalmente liberada, desde que seja equilibrado. Pintar um ambiente todo de um azul muito brilhante, ou muito aberto, pode se tornar cansativo. Caso queira deixar um ambiente inteiro com essa tonalidade, opte pelos tons saturados e mais escurecidos, dê preferencia aos matizes mais acinzentado. Se optar pelos tons brilhantes, equilibre-o com branco, que sempre fica lindo com paletas azuladas. O cinza e o preto também são ótimos coringas na hora de ornar um ambiente cujo nuance principal é o azul, porém, tome cuidado, pois, as três tonalidades fazem parte do conjunto das cores frias, e podem tornar um ambiente excessivamente austero e cansativo se não tiverem “aberturas”, ou seja matizes claros ou quentes em meio a composição.

imagem

imagem

imagem

Utilizar o azul nos móveis é uma tendência um tanto retrô que tem ganhado força novamente, as tonalidades de Turquesa e azul marinho acinzentado tem sido as favoritas nos últimos tempos. O turquesa tem o poder de tornar o ambiente mais alegre e feminino, trazendo frescura e ares de verão o ano inteiro. Já o marinho acinzentado traz compostura e seriedade, sinônimo de confiança, é uma cor que combina muito bem também em ambientes comerciais, onde a seriedade e competência precisem ser exploradas, como por exemplo, escritórios de advocacia ou de corretagem de imóveis.

imagem

imagem

imagem

Pincelar o azul na decoração por meio de objetos decorativos e acessórios nunca é um erro, e assim como apresentado com o rosa na semana passada, traz sutileza a ambientação, demonstrando leveza e também garantindo que você não “enjoará” tão fácil do ambiente, sendo que, quando isso acontecer, modificá-lo por completo, ou aos poucos, será uma tarefa muito mais fácil.

imagem

imagem

Quanto a harmonização do azul com outras cores, o laranja costuma ser bastante trabalhado, nuance oposta ao azul na estrela das cores, ela causa a chamada “composição por contraste”, trazendo irreverencia e alegria ao espaço onde se encontra. Amarelo, por ser uma tonalidade base do laranja, também orna muito bem com os azulados, demonstrando criatividade e intelectualidade. Vermelho, a outra tonalidade base do laranja, é a terceira escolha mais comum para “casar” com os índigos, cores da bandeira dos EUA e Inglaterra, a composição demonstra seriedade e elegância, não é muito indicada para ambientes de trabalho, e nem de permanência prolongada, visto que a combinação pode causar forte agitação e sensação de agonia, quando somos expostos por muito tempo a mesma.

imagem

imagem

imagem

imagem

Espero que você coloque as dicas em prática e principalmente que aproveite o Novembro Azul para se cuidar e colocar em dia seus exames, lembrando sempre que o ano inteiro é tempo de se cuidar. Uma ótima semana à todos!