Autores do livro “Era uma vez o Rio Mãe Luzia” falam na Câmara de Vereadores de Nova Veneza

Os autores do livro “Era uma vez o Rio Mãe Luzia”, professores, Nilso Dassi e Carlos Renato Carola, estiveram na Câmara de Vereadores de Nova Veneza na última quinta-feira, 10, para falar sobre a obra lançada no dia 3 de junho e que tem como personagem principal o rio que corta a cidade, o Mãe Luzia, que não possui mais vida a mais de 40 anos por conta da exploração do carvão. Na ocasião vereadores e membros da comunidade puderam realizar questionamentos aos dois professores.

Segundo os autores, o objetivo do livro é chamar a atenção da sociedade para a importância da recuperação do Rio Mãe Luzia.

O presidente da Câmara, Betão Ranacoski, falou sobre o assunto. “Tenho dois pensamentos sobre esta situação. A primeira é que ficamos tão envolvidos em nosso cotidiano e passamos pelo Rio Mãe Luzia todos os dias e acabamos acostumando com aquela situação, achando que aquele cenário é normal, o que definitivamente não é. A segunda visão é a transferência de responsabilidade, claro que as mineradoras são as maiores culpadas pelo problema, mas temos ai também a questão da urbanização, hoje todo o esgoto do centro e bairros vizinhos são jogados diretamente no rio, não possuímos 1m de tratamento, então esta responsabilidade é nossa e não da mina,” afirmou Betão.

Os autores lembraram ainda que o Mãe Luzia foi fonte de alimento para várias gerações passadas, e se estivesse limpo nos dias de hoje o quanto contribuiria para o desenvolvimento do turismo.

Willians Biehl