Infoway cabeçalho
Colunistas

O assunto mais comentado nas rodas pelo município nos últimos dias

ANEDOTÁRIO POLÍTICO

INUSITADO – Numa recente entrevista do prefeito Rogério Frigo, ele lamentou que o seu antecessor pagou cerca de R$ 1 milhão de precatórios que venceria em 2020. O fato chama a atenção porque geralmente o prefeito que assume lamenta e muitos choram porque herdaram muitas dívidas, carros e máquinas sucateadas. Se por aqui quem sai não deixa dívida, já é um bom começo e bom para o povo.

“GABINETTO” – Numa visita de uma comitiva da nossa região, inclusive de um grupo de canto coral daqui, em Bergamo, na Itália, alguém agradeceu o “sìndaco” que é o prefeito de lá, pela bela recepção no seu “gabinetto”, só que esta palavra é um termo antigo e até em desuso para dizer banheiro. Os italianos que nunca perdem a piada, caíram na gargalhada. Por aqui, gabinete do prefeito, é a sala ampla do mandatário do município.

Rovaris Auto Center
Pulsare P
Bel Mercearia
Bicho Papão

* Histórias baseadas em fatos reais da política de Nova Veneza

DA HORA

_Nos tempos de confraria, depois das três do vinho, agora surgiu a da “salada” que se reúne uma vez por semana na Gheppo para degustar uma saborosa salada com o nosso Confrade da Pan & Vin, Chico Ghellere.

_Por falar em Pan & Vin, a nossa viagem à Brasília já está sendo agendada e os locais de visita também. O Confrade Betão que conhece bem o caminho se colocou à disposição para agendar as visitas. Um jantar por lá será preparado pelo nosso grupo que agora conta com um Chef de cozinha que é o Cézar Martins, professor do SENAC, e que está vindo morar aqui.

_Fui conhecer uma obra que será um centro de hospedagem, treinamento técnico e aperfeiçoamento de uma escola que virou franquia e que é de um neoveneziano. O investimento é vultuoso e fica no interior do município, nos arredores da cidade.

_O “revivere” da Sarabanda está reunindo algumas figuras bem conhecidas que frequentavam a danceteria e está sendo gravado um vídeo que está na internet. O local era o nosso point dos domingos à noite, e o público dos mais democráticos.

_Fala-se tanto em cargo público mas o CAEP local ainda está sem diretoria. É bom lembrar que este serviço é voluntário.

_O nosso amigo Giovanni Brogni completou ontem, 9,  mais um ano de vida. Parabéns e que esta data se repita em muitos anos.

_Ontem foi o dia internacional das mulheres lembrado com muitas homenagens pelo mundo. Parabéns mulheres maravilhosas, vocês merecem todo o nosso respeito e amor e carinho.

_Agora existem profissionais de saúde em doenças “digitais”. Esta relação do homem com a máquina anda mesmo doentia.

_ Segundo estudos, Quem fica mais de duas horas por dia nas redes sociais já está se isolando do convívio social.

_O “Primo giro della polenta” vai reunir ciclistas da região no dia 12/03 num percurso de 56 quilômetros por aqui. O evento já conta um bom número de participantes.

NA POLÍTICA

_Muitas vezes na política quem é da linha de frente de um grupo político para todas as horas,  tanto nas boas quanto nas ruins, depois de obter êxito numa eleição, quem aparece primeiro para aproveitar as benesses são alguns daqueles que estavam afastados ou não queriam se envolver na política. Entra e sai eleição mas esta reclamação sempre acontece.

_Depois de contar como certa a pasta da saúde para o PSD, me parece que o grupo “amarelo-anil” do PMDB entrou com força e poderá ficar com esta importante pasta. No PMDB há também o grupo “vermelho-anil”. Traduzindo: é o PMDB pró-PSDB e o outro pró-PP.

_O nome do PMDB para a saúde é o do ex-vereador Geninho Zanoni.

_Se isso ocorrer o PSD deverá ficar com a pasta da agricultura mas não há como negar que este impasse está deixando o clima intranquilo na coligação PSDB-PSD.

_Um jovem de uma família tradicional progressista que deixou o partido e ingressou no PSD com o projeto de ser candidato a vereador mas que não se concretizou, pensa em fazer o caminho de volta ao antigo partido.

_Opinar, criticar e até elogiar nas redes socias é uma realidade e vejo isso com bons olhos pois as pessoas estão mais participativas e mais cidadãs mas as discussões devem se manter no campo das idéias. Evite levar as questões para o lado pessoal ou proferir palavrões, injúrias e calúnias. Isso não ajuda em nada e ainda você está sujeito a um processo. Não se deve ter medo da verdade mas ela não é terra de ninguém.

_Nova Veneza já foi uma referência na região na saúde nos tempos dos médicos da Família Gorini, Carlos e o filho Dino. Não seria o momento de resgatar isso com o nosso belo hospital que temos?

_Na época vinha muita gente de longe e da nossa região para ser atendido no Hospital São Marcos.

_Com uma gestão eficiente acredito que é possível tornar o Hospital São Marcos uma boa opção para a saúde da população do sul. Vamos acreditar nisso.

_Este desafio poderia ser encarado pelo prefeito Rogério Frigo que não tem medo dos desafios mais arrojados.

_Voltar a ser uma referência na saúde, seria um atrativo a mais da cidade.

_A gestão do São Marcos ficará a cargo do CIS-Amesc em parceria com a Policlínica Sul. Eles pretendem ampliar o leque de serviços oferecidos.

_O presidente da Câmara de Vereadores, Eloir Biro-Biro Minatto, vai atender uma vez por semana a população. Ele pretende ter este contato com as pessoas e ouvir suas reivindicações.

_Minatto não esconde de ninguém que pretende estar na majoritária e esta atitude tem a ver com isso. Fato como este é inédito na política local.

_Vamos ver na prática como isso funciona pois o papel do vereador é legislar e fiscalizar o Poder Executivo. Ele vai ouvir a população e buscar a solução dos assuntos junto ao prefeito.

_Quem assumir a pasta da saúde já vai entrar num momento conturbado pois o nosso hospital tem que ser recuperado já que estava sob a administração de uma empresa que deixa um rastro de má gestão.

_Realdino Busarello da Epagri local foi transferido para a Epagri, de Forquilhinha. Ele é cunhado do ex-vice-prefeito Marco Spillere e sua esposa Albertina Spillere Busarello foi candidata a vereadora.

_O assunto mais comentado nas rodas pelo município nos últimos dias foi o pedido de demissão de Susan Bortoluzzi Brogni da Secretaria de Cultura e Turismo mas o prefeito Rogério Frigo não aceitou, portanto a Susan está desde segunda-feira de volta na secretaria e a página foi virada. Tem muito trabalho pela frente para organizar a festa e tantos outros eventos culturais.

No domingo o evento do dia das mulheres lotou o teatro municipal. Neni Ghellere Frigo e a Vera Spillere comandaram a festa que teve apresentação da “Dona Maricotinha”, personagem da cultura florianopolitana que proporcionou belas gargalhadas.

O boa-gente e talentoso Luiz,  fazendo o que mais gosta na sua barbearia, em Caravaggio. Ele cuida do meu cabelo e do recente cavanhaque. Luiz em breve terá mais novidades no seu estabelecimento.

O jovem Raniere Teixeira Pinto, natural de Inhapim (MG), acadêmico de Engenharia de Alimentos da Universidade de Viçosa, de Minas Gerais, uma das mais famosas universidades do País permaneceu em nosso município por um mês e ficou hospedado na própria vinícola. Depois de pesquisar várias vinícolas do País, ele entrou em contato com Onévio Colombo e surgiu a oportunidade de conhecer a Borgo e o sul do Brasil, região que não conhecia. Raniere queria estagiar numa vinícola que pudesse conhecer todos os estágios da produção de vinho, desde o descarregamento da uva do caminhão até a produção final. Seu interesse pela produção de vinhos iniciou desde o início do curso.  “Este estágio aqui vai ser importante para o meu currículo pois estou buscando um intercâmbio para Austrália ou Estados Unidos, também na produção de vinho”, comenta. O jovem Raniere ficou encantado com o sul do País, adorou o nosso município, e ficou muito agradecido com a hospitalidade e os ensinamentos da família Borgo. Depois da conclusão do curso e este intercâmbio no exterior, não descarta sua vinda para o sul do Brasil onde tem muitas indústrias alimentícias e vinícolas. Onévio Colombo, proprietário da Borgo, também gostou muito desta experiência de abrigar uma pessoa tão interessada por este árduo trabalho. “Acredito que este período que Raniere esteve por aqui foi muito importante para ambos e  que nos fez crescer como pessoa e empresário deste setor”, destaca Colombo.

O Secretário de Obras, Carlos “Ciso” Mathias acompanhando a melhoria da estrada de São José que dá acesso à Linha Gava onde há as vinícolas Borgo e do João Xisto Gava. A estrada foi reaberta e o trabalho ficou dos melhores. Recentemente foi construída uma ponte de madeira na Linha Demo nos arredores de São Francisco. Outras estradas do interior também foram melhoradas.


Topo