As pequenas pausas e seus benefícios
Colunistas Giovana Baroni

As pequenas pausas e seus benefícios

Vivemos em ritmo acelerado. Fazer mais, dar conta, desenvolver, criar, resolver, entregar, fazer, executar, dentre outros verbos de ação. Em momento pós pandemia, mesmo, as pessoas estão em ritmo desenfreado buscando dar conta do “tempo perdido”. Mas, isso é saudável?

A longo prazo, viver de forma acelerada e desenfreada pode sim trazer alguns prejuízos emocionais para a vida do sujeito, como por exemplo, sintomas de ansiedade patológica. Não fomos feitos para viver na velocidade máxima 24h por dia, e quando isso ocorre, nosso corpo acaba pedindo socorro a longo prazo.

É necessário colocarmos em nosso dia a dia, pequenas pausas de respiro para que o nosso cérebro consiga administrar o que está acontecendo: seja 02 minutos para um café, fazer as refeições com calma, ou até mesmo conversar com aquele colega de trabalho. Deixa eu adivinhar: você almoça de pé? Já sabia. Acredito que daqui a pouco as cadeiras serão dispensáveis na mesa de almoço.

Nós não fomos feitos para viver no limite, sempre. Precisamos dar pequenas pausas para que continuemos “funcionando” da melhor forma possível, por isso, separei algumas sugestões de como pausar no seu dia a dia sem ter grandes prejuízos, e proporcionando maior bem-estar:

01 – Faça suas refeições sentado, e coma com calma;

02 – Tenha boas noites de sono, ficar longe do celular pelo menos 30 min antes de dormir pode te ajudar a desligar;

03 – Tenha momentos de lazer ao longo da semana;

04 – Permita-se descansar;

05 – Mentalize coisas boas no início da manhã, e lembre-se que és um ser humano e não uma máquina.

06 – Você sempre estará consigo mesmo, as demais coisas vão passando com o tempo, por isso: cuide-se!

Mas Giovana, o que eu ganho com essas pausas?

  • Melhoria no desempenho pessoal e profissional;
  • Melhoria na concentração, atenção e produtividade;
  • Maior sensação de bem-estar;
  • Diminuição no cansaço e estresse excessivo.

Experimente e depois me conte como foi para ti!

 Ainda que tenhas uma rotina corrida, meu convite é que você se coloque em prioridade para que teu corpo receba esse cuidado e siga aspirando saúde. Se uma planta cresce diante de cuidados, imagina um ser humano? Fica a reflexão!

Grande abraço!

Participe conosco! Envie suas dúvidas ou sugestões para o e-mail gihh_b@hotmail.com Fico à disposição também no Instagram: @psicologagiovanacbaroni

As pequenas pausas e seus benefícios

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.