Aroeira: árvores nativas que atraem pássaros

Aroeiras, assim como tantas outras árvores podem servir como importantes fontes de alimento, deslocamento e abrigo para vários tipos de animais, principalmente em locais com pouca vegetação disponível.

No sul do Brasil, temos inúmeras espécies de árvores muito atrativas para pássaros silvestres, por exemplo. Assim, com o objetivo de popularizar as “árvores nativas que atraem pássaros”, lançamos aqui o segundo artigo dessa série encabeçada pela Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza, a Fundave.

A importância da aroeira

Nossa escolhida da vez é a aroeira, chamada popularmente também de aroeira-vermelha, pimenta-rosa ou aroeira-mansa. Pelos cientistas, a aroeira é conhecida pelo nome latinizado Schinus terebinthifolius. Chique, não é mesmo?! É uma espécie de árvore nativa da América do Sul, muito comum no sudeste e sul do Brasil e utilizada na arborização urbana. A aroeira possui o tronco com vários ramos e sua altura varia geralmente de 3 a 10 metros. Os frutos são pequenos, redondos, secos e com casca fina de cor avermelhada quando maduros.

Árvore Aroeira
Pássaros coloridos como gaturamos, saíras e sanhaços são muito atraídos pelos frutos da aroeira © Fernando Farias.

A aroeira fornece alimento abundante para os pássaros dentre abril e junho, justamente o período em que há escassez de alimento na mata. Em troca, os pássaros dispersam as sementes da aroeira e acabam “plantando” novas árvores.

Em Florianópolis, por exemplo, o biólogo Fernando Farias mantém quatro pés de aroeira em seu quintal e já observou e fotografou cerca de dez espécies de pássaros se alimentando dos frutos da árvore. Ele recebe visitas frequentes de saíras, sanhaços, guaracavas, tiês, gralhas, sabiás, gaturamos e aracuãs famintos em busca dos nutritivos frutinhos avermelhados.

A equipe da Fundave reconhece a importância dessa árvore e, desde setembro de 2019, já doou cerca de 250 mudas de aroeira para a população de Nova Veneza durante eventos na Semana do Meio Ambiente ou no Dia da Árvore.

A ideia é popularizar a aroeira e deixar o município mais verde e atrativo para os pássaros. Além disso, para os amantes da culinária, saibam que a árvore da aroeira é quem fornece os frutos da conhecida “pimenta-rosa”, a qual é utilizada como condimento para legumes, carnes, sobremesas e até mesmo drinks.

Aroeira com pássaros
Até mesmo espécies de maior porte, como aracuãs e sabiás, visitam as aroeiras © Fernando Farias.

Plante você também árvores frutíferas nativas, observe os pássaros e ajude a promover a conservação da nossa fauna e flora! Para maiores informações, entre em contato com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave), na rua José Canela, 64, centro de Nova Veneza, ao lado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no telefone (48) 3436-5273 e/ou e-mail fundave@novaveneza.sc.gov.br.

Por João Paulo Gava Just (Fundave) e Fernando Farias (biólogo)

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Bloqueio de anúncio detectado!

Por favor, para continuar é necessário desativar seu bloqueador de anúncios!