Há um mês as artesãs do Atelier Arte Veneza começaram a preparar as máscaras do Carnevale di Venezia. Todos os anos, alguns meses antes da festa, as artesãs Isabel Gava, Márcia Gava, Carmen Nuernberg e Maria Eliza Ghislandi começam a produzir os souvenires, pois a demanda nos dias que antecedem e nos dias de festa é muito grande.

“No ano passado vendemos mais de mil lembranças, então temos que nos antecipar para cobrir a procura”, afirmou.

Conforme a artista Isabel Gava, as máscaras são o artigo mais procurado pelos turistas. “Vendemos todos os modelos, desde as menores, que são imãs de geladeira, até as que cobrem o rosto todo e deixam a pessoa irreconhecível. Mas a campeã de vendas é a meio rosto”, garantiu.

As artesãs fazem parte do Arte e Veneza, numa parceria com a Associação Feminina de Assistência Veneziana (Afave). O local e parte dos materiais utilizados são doados pela Afave. A presidente da entidade, Ticiana Destro Gava, reconhece que o trabalho das artesãs é importante na questão da projeção do turismo municipal. “Elas fazem arte com a nossa cultura e arte de qualidade, são verdadeiras artistas. Recebemos encomendas de vários locais e muitos elogios”, declarou.

Flávia Bortolotto