Ícone do site Portal Veneza

Aprovado na CCJ projeto que cria espaço para denúncias de crimes contra animais

Aprovado na CCJ projeto que cria espaço para denúncias de crimes contra animais

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o projeto que prevê a criação e sessão no portal da Delegacia Eletrônica das Polícias Civil e Militar para atendimento de ocorrências envolvendo animais em Santa Catarina. O objetivo é criar o espaço com foco em denúncias de negligências e investigações de crimes para que o assunto tenha uma atenção diferenciada.

O autor da proposta, deputado estadual Valmir Comin (PP), pediu inclusive que nos referidos portais seja criada a “Delegacia Eletrônica de Proteção Animal de Santa Catarina (Depasc)” para o registro dos fatos.

Comin acredita que com este portal será possível proporcionar agilidade às denúncias e às averiguações dos crimes contra animais. “Estamos cansados de ouvir todos os dias notícias de abandono, espancamento, negligência, envenenamentos. Acho que é uma forma de combater estas ações e acabar com a impunidade”, disse ele.

O espaço acolherá inclusive denúncias da existência de criadores clandestinos, abatedouros ilegais e até mesmo empresas/laboratórios que fazem testes em animais. “As averiguações serão feitas em todos os fatos denunciados previstos em lei e considerados crime”, pontou o parlamentar, que adianta que o portal servirá ainda para traçar o mapa estadual da violência contra animais em território catarinense.

A proposta ainda será avaliada nas comissões de Turismo e Meio Ambiente e Comissão de Segurança Pública.

Texto: Kênia Pacheco

Sair da versão mobile