Ansiedade boa? Isso existe?
Colunistas Giovana Baroni

Ansiedade boa? Isso existe?

Apesar de, na maioria das vezes conversarmos por aqui sobre a ansiedade patológica e seus prejuízos, se faz necessário deixar claro: existe ansiedade positiva, saudável e que nos faz bem. Sabias?

Porque a ansiedade é necessária na nossa vida?

A ansiedade e uma emoção inerente ao ser humano e ela é provocada como resposta adaptativa diante dos acontecimentos do dia a dia. Como por exemplo, antes de uma entrevista de emprego. Faz-nos querermos nos preparar, irmos bem-vestidos, esteticamente apresentáveis e planejarmos um discurso para ter um bom desempenho nessa entrevista. Isso acaba sendo saudável, pois após a entrevista essa ansiedade vai embora, e vida que segue.

Ela se torna patológica e traz sofrimento quando surge de forma excessiva, quando por exemplo, ela me trava e não consigo sair de casa para ir na tal entrevista de emprego. Aí sinto frustração, sensação de inutilidade, dependência do outro, dentre outros aspectos. Mas… o objetivo aqui é falar daquela positiva. Trago aqui 05 aspectos positivos dessa ansiedade que faz parte do nosso dia a dia:

  1. Estado de alerta e prontidão: Diante de determinados estímulos, nosso corpo reage. Por exemplo, um carro que passa em alta velocidade quando estamos atravessando uma avenida, nos faz correr para um lugar seguro. Só depois é que vamos pensar sobre o que ocorreu.  
  2. Proteção: Muito ligado ao estado de alerta, a proteção surge diante da preservação da espécie. Por exemplo, vou organizar a medicação que preciso tomar amanhã para não esquecer e manter minha saúde bem.
  3. Auxilia na tomada de decisões: Ela acaba nos auxiliando na tomada de decisões e na execução de atividades. Como se fornecesse um “gás” maior em algumas situações.
  4. Impulsionar para algo: Deixa o medo e a insegurança menores, nos auxilia a agir mesmo com essas duas emoções, principalmente quando falamos de mudança.
  5. Auxilia no planejamento: É uma grande aliada dos planejamentos: organizar o que fará amanhã, na semana que vem, seja em qual esfera da vida for: financeira, profissional, atividades cotidianas… O futuro ainda não existe, mas está planejado, o que indica organização.

Essas são apenas 05 “funções” positivas da ansiedade. Se ela não existisse, provavelmente seríamos seres humanos apáticos e passivos. Por isso, quando tratamos casos de ansiedade patológica, fazemos com que ela retorne ao seu nível natural, diante da impossibilidade de “retirar” a ansiedade da vida das pessoas já que faz parte dela.

E aí, deu para entender um pouquinho?

Ansiedade patológica precisa de tratamento. Ansiedade natural precisa ser vivenciada pois faz parte das emoções.  Cuide de você, cuide da sua saúde mental!

Grande abraço!

Participe conosco! Envie suas dúvidas ou sugestões para o e-mail gihh_b@hotmail.com Fico à disposição também no Instagram: @psicologagiovanacbaroni

Ansiedade boa? Isso existe?

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.