Colunistas

Ananas par le division dele tére

Você já viu ou ouviu falar do “naná ou ananás” do mato? Essa fruta de cor rosada parece até um fruto de ornamentação, muito conhecido em nossa região por abacaxi nativo ou abacaxi do mato. No princípio da colonização e até poucas décadas ele teve um papel importante desde o período da imigração italiana do sul catarinense, o abacaxi do mato era usado como cercas nas extremas das propriedades dos colonos, já que na época não existia os arames farpados.

Os pés eram plantados juntos, fazendo uma cerca espinhosa, que até mesmo os animais não comiam e nem chegavam próximos. Nomes científicos caraguatá-do-mato, é uma bromélia terrestre, sua folha lembra o abacaxi (Anana bracteatus var. striatus). Quando maduro é comestível, mas, muito acido. “El beca la lengoa!!!”

BEI MOROSI MARIDATI

Bioquímico, poeta, escritor, desportistas, um ser humano incrível, é de tirar o chapéu, ele é Hieron Borba um criciumense que há quase quatro décadas escolheu a capital mundial da Polenta viver e construir sua bela família. No registro, Hieron com sua bela esposa e dançarina folclorística Isabel Gava. “Ormai gò tirá el capel par tute do!!!”

LA DOLSE VITA

O casal neoveneziano Atílio Ricardo Bratti e sua bela esposa Viviane Ghislandi Gava escolheram o litoral de Maceió para curtir as merecidas férias. “Dolse far njente!!!”

BANDIERA DEL VENETO

Nesta sexta feira chega mais uma bandeira para o “Mastro La Patria – Bmnt” da “Colonia Del Bauco”.  O empresário do setor gastronômico Chico Ghellere é o doador da bandeira do vêneto, a uma das maiores coleções de bandeiras do mundo.

No registro fotográfico Chico na Itália com o italiano Bruno Bruni da cidade de Caldeiro que fica na  província de Verona proprietário do comércio que vende bandeiras. “Grasie Chico… Semo tuti de nasionalità veneta!!!”

MISS NOVA VENEZA

Karini Michels a nossa belíssima neoveneziana que nesta sexta feira será coroada Miss Nova Veneza. O evento acontece no AM Mastel Hall em Criciúma. Depois da coroação, a próxima etapa, ela vai concorrer a Miss Santa Catarina. Se vencer vai concorrer a Miss Brasil. “Avanti Karini!!!”

 ZENTE BONA

Casal de jovens empresários neovenezianos, a bela e simpaticíssima Débora e seu esposo Joel Possamai curtindo a vida, pois a vida é bela. “La vita ze bea, altra che bea!!!”

You must be logged in to post a comment Login

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.