Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) se reúnem amanhã (10/03) para definir o novo conselho executivo da Associação. A reunião que terá em pauta apresentação do relatório de atividades do atual presidente, o prefeito de Treviso João Réus Rossi, o Juca, eleição e posse do novo comando está marcada para às 17 horas, na sede da AMREC no bairro Milanese, em Criciúma.
Pelo estatuto, 2016 é o ano do PT, tendo a possibilidade de eleição do prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, e do prefeito de Balneário Rincão, Décio Góes.
Entende a eleição da AMREC
Pelo estatuto da Associação, o primeiro ano de legislatura é do partido que elegeu mais prefeito. No caso o PP em 2013, com quatro prefeitos, onde o prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre, foi o presidente durante oito meses, passando o cargo prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magnim, que ficou no cargo até a próxima eleição (quatro meses). Na sequência, o PSD e o PMDB, tinham três prefeitos cada.
O desempate acontece pelo maior número de votos somados. Ficando o PSD, com 2014, com o prefeito de Lauro Muller, Fabrício Kusmim Alves. Já em 2015 o prefeito do PMDB, João Reus Rossi, o Juca, foi o presidente que passara o cargo a um prefeito do PT.
Caso o presidente seja candidato a reeleição em 2016, ele precisa se descompatibilizar do cargo até quatro meses antes da eleição.