Infoway cabeçalho
Alane Rodrigues

Altura e tamanho ideal para pendente

Olá querido leitor! O Assunto que iremos tratar hoje é uma dúvida bastante recorrente em pessoas que costumam mudar a cara dos seus ambientes por conta própria. Quem nunca sonhou em ter aquele lustre maravilhoso no centro da sala, sob a mesa de jantar ou aqueles pendentes descolados sob a bancada de lanches? Então, hoje eu vim lhe dar algumas dicas sobre como escolher sua luminária e posicioná-la de maneira correta. Vamos dar uma olhada?

Rovaris Auto Center
Crepe Mio
Móveis Mondardo
Borba Móveis

O lustre ou luminária pendente costuma causar sensação aconchegante nos ambientes, mas para dar certo é preciso respeitar algumas medidas na hora de instalar. Essas medidas visam o melhor resultado da iluminação e também manter a funcionalidade dos espaços, mantendo o lustre fora da passagem ou da vista das pessoas e ao mesmo tempo garantindo que o seu foco de luz atinja a área ou móvel desejado. Seguir essas medidas também faz com que o visual fique mais proporcional, valorizando tanto o lustre em si quanto o móvel que ele ilumina.

·     Posicionamento ideal do lustre sobre a mesa de jantar ou trabalho

Para garantir que o lustre sobre a mesa proporcione a iluminação que desejamos e um efeito aconchegante, sem atrapalhar a conversação ou a visualização entre as pessoas, e principalmente, sem causar acidentes, é interessante deixa-lo a uma altura entre 70 a 90cm de distância da superfície da mesa.

Já a regra para o tamanho ideal do lustre, depende muito do tamanho da mesa, afinal, desejamos criar um efeito proporcional entre as duas peças, não é mesmo? Um pendente de tamanho perfeito tem em média, metade do comprimento da mesa, no seu maior sentido, se for apenas uma peça. Pode-se trabalhar também, com duas ou três peças pegando quase toda a extensão da mesa.

·     Posicionamento ideal do lustre sobre criado mudo ou mesa de canto

Neste caso, pode-se trabalhar com a luminária bastante próxima do móvel, visto que a superfície do mesmo, não nos permite trabalhar sobre ela, logo, o objeto irá compor uma decoração com o móvel sem atrapalhar o uso do mesmo. Uma outra vantagem de deixar o foco de luz bem baixo é ofuscar menos a vista de quem estiver deitado na cama ou sofá. Uma distancia confortável entre a ponta do lustre e o tampo da mesa é entre 30 e 50cm.

·                    Posicionamento ideal do lustre pendente sobre os ambientes

Para não se tornar um estorvo ou um causador de acidentes, quando o mesmo está no meio de uma passagem ou no centro de ambientes, sem nada embaixo, sua altura ideal deve ser 2 ou 2,10m do chão. É importante atentar para a altura de seu teto, caso o lustre precise ficar muito próximo da superfície do teto, o mesmo perderá sua característica decorativa, portanto, optar por um modelo não pendente seria a melhor opção neste caso.

Espero que possa ter ajudado vocês a harmonizarem um pouco mais as suas decoração e tirarem do papel aquele antigo sonho de modificar a iluminação de seus locais preferidos. Tenham todos uma ótima semana!


Topo