Quando falamos de alongamento ou aquecimento as dúvidas são várias e muitas das vezes são tratadas como sinônimos, porém não é bem assim.  

Um bom aquecimento deve ser progressivo e gradual, composto inicialmente por movimentos que proporcionem o aumento da temperatura corporal, aumento da irrigação nos músculos, levando oxigênio e nutrientes para os mesmos. Preparando seu corpo para uma atividade que exija maior intensidade.

Já o alongamento é de extrema importância para aumentar a flexibilidade, amplitude do movimento e buscar a elasticidade máxima do músculo. Pode-se também programar sessões de alongamento em períodos distantes do seu treino, até mesmo em dias alternados.

Benefícios do alongamento

Melhora da postura

Permitem movimentos mais amplos

Melhora o desempenho

Reduz dores musculares e acelera a recuperação

Contribuem para o relaxamento

Benefícios do aquecimento

Aumento do fluxo sanguíneo nos músculos

Lubrificação das articulações

Redução das lesões

Preparação do corpo como um todo para a atividade a ser realizada.

Enquanto o aquecimento envolve o corpo de uma forma global, aquecendo sistemas musculares, nervosos e fluxo sanguíneo, o alongamento tem uma importância mais localizada na região que é mobilizada.

De forma geral, aquecer-se antes da prática de atividades físicas deve ser uma regra e o alongamento deve ser utilizado como auxiliar, nunca substituindo a prática de se aquecer.