Alimentação para uma vida saudável é tema de palestra gratuita

Evento ocorre nesta quarta-feira, dia 31, na Associação Empresarial de Criciúma

Você sabia que os alimentos também atuam na manutenção da saúde e prevenção e tratamento de doenças? Pois os benefícios deles serão abordados na edição de agosto do Café com Ciência, evento realizado pela Unesc e pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic) nesta quarta-feira, dia 31, às 18h30min, na sede da entidade. O evento é aberto ao público em geral e trará como tema “Alimentação para uma vida saudável”.

A professora doutora da Unesc, Vanessa Andrade, será a palestrante desta edição do Café com Ciência. Segundo ela, a comida que ingerimos dá ao nosso corpo a informação e os materiais necessários para o funcionamento correto dele. Então, se dermos muita comida ou comida que passa informações erradas ao nosso corpo, podemos nos tornar obesos, desnutridos e com risco de desenvolver doenças como artrite, diabetes e doenças cardíacas.

“São os nutrientes dos alimentos os responsáveis por transmitir as informações corretas às células do nosso corpo para que elas realizem suas funções necessárias”, explica.

Segundo ela, no Brasil, 57% das pessoas com mais de 18 anos estão com excesso de peso (têm um Índice de Massa Corporal igual ou maior que 25). Além disso, 21% dos brasileiros são classificadas como obesos, por terem IMC igual ou maior que 30. “A obesidade é um fator de risco importante para doenças como hipertensão, diabetes e câncer. Estas doenças reduzem a força de trabalho com abstenções e diminuição de produtividade”, comenta.

Vanessa faz parte da equipe do Laboratório de Biologia Molecular da Unesc (Labim), que trabalha há 10 anos em pesquisas para entender como alguns alimentos podem influenciar o DNA das pessoas.

O Café com Ciência é uma das ações do Projeto Ciência & Comunidade e tem como objetivo aproximar a população do conhecimento científico. Ele é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc (PPGCS) e será desenvolvido ao longo do ano por professores doutores da Universidade. Os encontros ocorrerão sempre na sede da Acic.

Texto: Milena Nandi