Ainda há muitos candidatos indignados com as respectivas votações nestas eleições

ANEDOTÁRIO POLÍTICO

ANALISANDO – Como disse um colega colunista, repasso a vocês: “Passada a ressaca política, temos que trabalhar porque os eleitos por quem o povo tanto brigou estão garantidos nos próximos quatro anos  e vão usufruir de bom salário, assessores, diárias  e  mais mordomias, entre outras benesses. Muitos deles agora vão mudar de lado da rua para não falar contigo.”

* Histórias baseadas em fatos reais da política de Nova Veneza

DA HORA

_O nosso amigo Juninho Bortolotto que está trabalhando na Dammyller está se preparando para trabalhar no norte ou nordeste nesta empresa.

_Faleceram Toni Grandi e Lidia Gava  Grandi, figuras muito conhecidas na cidade. Condolências aos familiares.

_Neste sábado, minha mãe, Maria Salete Mathias Pacheco, comemora 70 anos bem vividos. É um dia especial para a nossa família.

_Como anda o nosso amigo Giliard Gava nos seus estudos em Roma?

_Cada um de nós deve fazer um curso rápido para mecânico de automóveis. Isso será muito útil assim como um curso de bombeiro voluntário.

_O Borbulhas Clube formado por um grupo de mulheres da cidade,  viajou para João Pessoa (PB) recentemente.

_A nossa praça precisa de cinzeiros  pois ainda muita gente fuma e há quem joga as bitucas nos canteiros ou pelo chão.

_A simpática Siderópolis será a homenageada pelo Avaí FC no jogo deste final de semana. Na camisa do goleiro há uma bela foto da cidade ou município. O prefeito reeleito Hélio Alemão Cesa está feliz pela lembrança.   Nova Veneza já foi homenageada pelo clube.

_Se você não fiscalizar seu filho na internet ele poderá ser um menor abandonado “digital”. Mais essa agora.

_A nossa praça virou uma festa. Aos domingos, sábados e feriados se reúnem muita gente. Os comerciantes estão vendendo como nunca.

_A geração de hoje não sabe o prazer de uma época na qual sentávamos à mesa para as refeições sem ligar a TV ou ouvir rádio, os únicos meios de comunicação que existia. O cardápio era o tradicional macarrão à bolonhesa (com carne moída e molho de tomate), maionese com batatas, carne assada e refrigerante. Dá muita saudade. Hoje está muito diferente mas a vida segue e temos que curti-la mesmo assim.

_O quiosque da Célia, na bucólica São José, na rota gastronômica, está ampliando suas instalações para melhor atender. Os  petiscos, lanches com caldo de cana servidos no local atraem muita gente.

_Além da leitura dos três jornais diários regionais, A Tribuna onde assino uma página, JM e DN, do semanário VG, onde também assino uma página, leio também o DC que é estadual, esporadicamente o ZH, de Porto Alegre que é uma referência do sul,  e uma revista semanal. Nos últimos dias também estou recebendo o antigo e famoso jornal Folha de São Paulo, um dos melhores do Brasil que tem 95 anos de história.

Sou um “viciado” em leitura de jornais e um admirador do bom texto. Para emitirmos opinião ou para tentar entender o que nos cerca, temos que nos informar bastante. Há também a internet que é uma fonte inesgotável de informações. Vivemos na era da informação, portanto aproveite e torne-se uma pessoa mais interessante.

NA POLÍTICA

_O prefeito Evandro Gava vai a Brasília na próxima semana tratar de recursos que estão encaminhados para o município. Há várias obras para serem inauguradas até o final do mandato.

_Há quem diga que a coligação PSDB com o PSD não vai durar muito tempo com uma certa “harmonia”. Será?

_Nas eleições passadas, PP e PSD, não se entenderam desde o início do mandato e romperam de fato pouco mais de um ano depois.

_O prefeito Evandro Gava viajou na semana passada, e o prefeito eleito Rogério Frigo viajou nesta semana para descansar. Enfrentar uma eleição é desgastante em todos os sentidos.

_Antes de ser vereador, o peemedebista  Claiton Zanzi, já foi eleitor do tucano Dalto Bortolotto, que é antigo adversário e desafeto do vereador Betão, correligionário e quem lançou Zanzi nestas eleições.

_A festa da vitória de Rogério Frigo e Zé Spillere poderia ser realizada em outros lugares  mas acabou sendo no novo e belo salão de eventos de São Bento Baixo que foi construído pelo Caep local liderado por Betão Ranacoski,vice do prefeito Evandro Gava. Ironia, não?

_O vereador reeleito Eloir Biro-Biro Minatto (PSD)  mas  com votação muito aquém da esperada poderá assumir uma secretaria, que poderá ser a da agricultura. Desta maneira a presidência da Câmara de Vereadores poderá ser ocupada por um vereador tucano.

_ Os vereadores Dalto Bortolotto, César Pasetto e Aroldo Frigo Júnior estão no páreo para o cargo. Bortolotto já foi presidente, Cesar vai cumprir o quarto mandato e ainda não foi presidente. O reeleito Aroldo teve votação expressiva e também almeja o cargo.

_Se Rogério Frigo manter o padrão de seus dois mandatos anteriores, seu projeto de uma candidatura a deputado estadual poderá acontecer.

_Apesar de haver nomes sendo  comentados para o futuro governo municipal. O prefeito eleito Rogério Frigo pelo jeito pretende iniciar os trabalho somente com a pasta de finanças que será ocupado por Osnir Ghellere e na saúde que terá Adjalma Mastella  como secretário.

_Frigo quer iniciar com muita cautela e também economizar. Primeiro vai se inteirar bem da situação da prefeitura em todos os setores. Gradativamente vai nomear a equipe para não correr o risco de ter que demitir pessoas ao longo do mandato.

_Ainda há muitos candidatos indignados com as respectivas votações nestas eleições. Nesta semana foi Mica Fontanella que desabafou comigo. Disse que foi a primeira e a última vez que entrou nessa. Disse ele: “É muita trairagem.  Eu contava com mais de 300 votos mas sobraram só 88 votos”, comentou.

_Segundo uma figura que gosta da política e se envolveu bastante nestas eleições me disse que constatou que há dois fatores importantes para agradar a população. Um é atender muito bem no setor da saúde e o outro é a realização de serviços particulares. É bom lembrar que é proibido a prefeitura fazer serviços particulares  mas boa parte da população não quer saber disso e levar vantagem.

_Na engenharia política que será feita pelo prefeito eleito Rogério Frigo  e Zé Spillere, o primeiro suplente do PSD, Didi Spillere provavelmente vai “subir”. Por isso que Bortolotto poderá ser secretário e a pasta poderá ser de obras ou de assistência social.

_Nossa Câmara de Vereadores nos últimos tempos o que mais faz é moção de “aplauso”. O Poder Legislativo é principalmente um local de grandes discussões dos assuntos locais  e  da fiscalização do Poder Executivo.

_Esta história de não haver mais reeleição ainda não está certa, pois o assunto foi discutido mas  ainda não foi votado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

_A votação de alguns jovens candidatos destas eleições no “peito e na raça” chama atenção. Teve quem ultrapassou os 150 votos, por isso, foram guerreiros e se saíram muito bem. Devem continuar o trabalho para as próximas eleições.

_A falta de grandes políticos e estadistas não é só no Brasil  mas no mundo. Até nos Estados Unidos, os dois nomes que disputam a presidência não são dos melhores. O milionário Donald Trump chega a ser ridículo em algumas atitudes.

_Pelo jeito entre os candidatos a vereador, há quem já se achava eleito  mas acabou suplente. Um deles que se elegeu, já pensava na futura presidência da Câmara de Vereadores  mas a sua coligação não fez o quinto nome.

_Eles vão negar  mas  há quem já estava dando pouca atenção ao  eleitor porque já estava se achando eleito.  Imagine se um desses se elege, tem que pegar senha para falar com eles depois.

_A eleição com urnas eletrônicas no Brasil é uma referência mundial. No país que é marcado por tanta corrupção e maus exemplos, isso é uma boa notícia.

_Antigamente tinha “voto-carbono” entre outros jeitinhos brasileiros, agora nos tempos de lava-jato há o “voto-filmado.”

_Dois empresários do setor gastronômico se envolveram bastante nesta campanha eleitoral e foram vitoriosos. Ele  serão influentes no mandato.