Colunistas

Africa I

Na última segunda-feira encerrei uma turnê por cinco países do continente africano com os amigos Cide Damiani e Nilson Olivo meu primo irmão de sangue, com ambos já fiz várias viagens, percorremos mais de trinta países de diferentes continentes. Ler sobre países e suas diversidades culturais em todos os aspectos são muito interessantes, mas, poder vivenciar, é ainda mais.

Assim foi a nossa viagem que durou duas semanas, iniciamos pelo Quênia passando por Moçambique, Suazilândia, Madagascar e finalizando na África do Sul. Tudo é um mix de riqueza e pobreza, onde a pobreza é altíssima. Corrupção de lideranças políticas naqueles países é assustadora. Os africanos nativos daqueles países são divididos em tribos, ou seja, em grupos étnicos e há muita rivalidade entre algumas tribos. “Che bei posti!!!”

AFRICA  II


O Quênia fica nas margens do oceano Índico está linha do equador, sua capital é Nairóbi, lá visitamos o museu nacional, segundo os pesquisadores, o Quênia é o berço da civilização do homem. Ali provamos carne de crocodilo.  Moçambique capital é Maputo, país colonizado por portugueses quanto a língua estávamos em casa. O governo brasileiro investiu muito em Moçambique, obras construídas por empresas brasileiras que estão envolvidas na lava-jato, e inacabadas. Visitamos a famosa ilha Inhaca.

Madagascar capital Antananarivo, o país é uma ilha distante 400 quilômetros do continente africano, totalmente o oposto daquilo que eu imagina, para se ter uma ideia, 78% da floresta nativa foi devastada, o território é dominado por plantações de eucaliptos, há pobreza nos quatros cantos do país. Suazilândia capital Mbabane, com território cinco vezes menor que o estado de Santa Catarina é a última monarquia absolutista do continente africano. Encerramos a turnê na África do sul, capital Johannesburg.

África do Sul é o maior país e o mais desenvolvido no continente africano. Visitamos o bairro Soweto onde está casa do imortal e venerado Nelson Mandela. Finalizamos com dois safáris para conhecer o reino animal no parque nacional Pilanesberg localizado apenas três horas de Johannesburg. No sul da África do Sul está a grande produção de excelentes vinhos, como o Pinotage, vinho emblemático daquele país. “Bei posti da cognoser!!!”

AFRICA  III


Uma emoção estar em meio de centenas de animais selvagens como: Girafas, elefantes, rinocerontes, zebras e outros. Mas, estes países  têm suas riquezas naturais, como gás natural, carvão, ouro, platina, agricultura, pecuária e pesca. Menos a Suazilândia, os outros países são margeados pelo oceano Índico, a África do Sul por dois oceanos, o Índico e o Atlântico.  Assustador é o percentual de infectados pelo HIV, onde a poligamia está presente, principalmente no interior. No segmento turístico, todos estes países vêm crescendo muito. “Ghe posti che te fa pianser!!!”

LESSA & VITALI  NTEL YOUTUBE

Por muitos anos o jornalista Adelor Lessa e apresentadora Egle Vitali trabalharam juntos na RBS TV. Lessa é o entrevistado desta semana da Egle em seu canal no Youtube que leva o mesmo nome. O jornalista revela desde o principio de sua trajetória na impressa jornalística. Egle Vitali é neoveneziana da gema nascida no Distrito de São Bento Baixo.  “Vedemo!!!”

BON CONPLEAN SONIA


Os parabéns de hoje para uma das mulheres mais guerreiras que eu conheci, o nome dela é Sonia Maria Milanez Mastella do principado caravaggiano. Que conhece a historia da Sonia sabe que é um verdadeiro exemplo de ser humano. No registro fotográfico a aniversariante com a bela filha Mariana Milanez Mastella. “Saute e paxe ancò e senpre!!!”

BROGNI E FAMÈJA  NTEL PORTUGALO

Que retornou da Espanha e Portugal essa semana foi o empresário e advogado Giovanni Brogni e sua bela esposa Fernando com filho Mateus.  Brogni disse estar encantado com passeio que foi regado a bacalhau e excelentes vinhos da terra de Cabral. “Viájar ze mèjo che laorar!!!”

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.