Afave promove homenagem as mães

A Associação Feminina de Assistência Veneziana (Afave) promoveu homenagens as integrantes dos clubes de mães pelo Dia das Mães que será comemorado no próximo domingo, dia 12 de maio e foram acolhidas pelo clube Mãe Amiga, em São Bento Alto, Nova Veneza.  Elas foram agraciadas com uma palestra da psicóloga Roberta Acordi e receberam uma lembrança.

Maria Luiza Coral, presidente do clube de mães Mãe Amiga falou em nome da entidade e agradeceu a oportunidade de sediar o evento. “Nós queremos agradecer a Neni e Vera por todo o trabalho desenvolvido na entidade com os clubes de mães”.

A vice-presidente da Afave, Vera Colombo falou sobre o papel das mães. “Em meio à rotina de atividades, a mulher tem de encontrar tempo para se dedicar à educação, saúde, alimentação e lazer dos filhos e da família, por isso estamos muito felizes em proporcionar esta homenagem a todas vocês que são mães, avós e bisavós”, completou.

Para a presidente de honra da Afave, Neni Frigo entre tantos fatores que justificam a homenagem às mães, elas têm o instinto materno e são o alicerce no ambiente familiar, dando-lhe polidez, compreensão e solidariedade.

HISTÓRIA DO DIA DAS MÃES

Comemorado deste a antiguidade, o Dia das Mães nasceu na Grécia antiga, passando a ter características oficiais somente no século XVII, na Inglaterra, onde passou a ser comemorado no 4º Domingo da Quaresma, já com a força da Igreja Católica, para homenagear a Virgem Maria.

Já no Brasil, a história revela que o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Mas foi só em 1932 que o presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de maio como Dia das Mães no País. E 15 anos depois (1947) a data do Dia das Mães passou a ser incluída no calendário oficial da Igreja Católica no Brasil, para reverenciar a figura materna – as mães e a Vigem Maria -, que é mãe símbolo da igreja.

Cris Freitas

20180509_152340
20180509_152430