Acorda Caravaggio

Estou escrevendo este artigo com intuito de alertar à comunidade caravaggiana para as mudanças que vem ocorrendo durante os últimos 25 anos e que estão trazendo gradativamente o enfraquecimento da economia local.

As coisas começaram a mudar a partir de 1981 quando Nova Veneza comemorou o Centenário de Colonização.

De lá pra cá, os diversos governos municipais trabalharam incansavelmente e investiram pesado para divulgar nosso município, e os investidores fizeram sua parte transformando Nova Veneza na Capital Catarinense da Gastronomia Típica Italiana.

Muitos recursos públicos foram aplicados em diversos projetos: Florir Nova Veneza, plantio de flores nos acostamentos, Pórtico de entrada, Gôndola, reforma da praça central, o Palácio, a Ponte Dei Morosi, troca do pavimento da Rua dos Imigrantes, construção de calçadas padrão, limpeza pública e muitas outras ações que não me recordo agora, tudo isso na sede do Município.

Os resultados estão sendo extraordinários, muitos turistas estão vindo para nossa cidade nos sete dias da semana, os restaurantes e hotéis estão sempre cheios, muitos empregos foram criados e os empresários estão rindo à toa. Aos domingos nossa praça está sempre cheia, a imprensa regional fala muito bem de Nova Veneza e todos temos orgulho de sermos venezianos.

E o Caravaggio?  Anos atrás o Distrito era considerado o grande propulsor da economia municipal, e existia certa rivalidade com os moradores da sede, devido a riqueza gerada aqui, enquanto o centro era considerado decadente. A maioria das empresas tinham suas fábricas no entorno do centro do Distrito e seus funcionários compravam no comércio local e consumiam nos bares e lanchonetes.

Hoje o centrinho do Carava está “morto”, as empresas se instalaram em lugares mais distantes, não existem atrativos extras para turistas, o comércio está com dificuldade para sobreviver no seu negócio, não existem vagas para estacionamento, finais de semana não se vê uma viva alma circulando. As noites então nem se fala, quem quer se divertir ou jantar vai a Veneza ou Criciúma. Temos o Santuário, mas o que mais o romeiro tem para fazer aqui além de rezar?

Chegou a hora de acordarmos todos. Temos que exigir investimentos públicos para mudar a situação.

Entendo que a maior necessidade é revitalizar o entorno do Santuário. Que começa com um bom projeto para implantar um grande calçadão na frente do prédio da Madalena, tendo uma parte coberta, com internet livre e mesas para nossos aposentados jogar baralho, dominó e outras atrações, tal qual em Veneza.

Deveríamos trocar o pavimento da SC-446, mudar a largura da pista, aumentar vagas de estacionamento entre outras mudanças do sistema viário.

Evidentemente que isso passa pela contratação de um projeto por parte da Prefeitura, depois as audiências públicas para discussão e aprovação pela comunidade interessada e a busca dos recursos.

Ora bolas, recentemente foi aprovado um empréstimo de mais de cinco milhões para obras, porque não investir 10% disso neste projeto? Com certeza o retorno seria fabuloso e muitos empresários iriam investir aqui e gerar emprego e renda.

É hora então das forças políticas, sindicatos, Caep, Associações diversas, empresários, comerciantes, APPs, do cidadão comum e de todos se unirem e cobrarem do nosso Prefeito este investimento. Vai valer à pena, nossa economia vai crescer, afinal, o Caravaggio merece.

Nova Veneza, 23 de janeiro de 2018

Edio Minatto
Ex-prefeito

38 Comentários

  1. Tem gente aí que eu acho que caiu foi de outro planeta. É só ler as besteiras que escreve, e o pior que pelo jeito o forasteiro se acha kkkkkkk Bem se vê que não é e nunca foi do Carava. Acorda Caravaggio. É cada um que aparece kkkkkkkk

  2. Na verdade Marina Milanez Mastella poderia ser algo pra angariar fundos, sem ser voluntário, fazer um quiosque/café, como opção!
    Citei o café da festa como exemplo, de que é gostoso e aconchegante!!

  3. Sei disso, e quanto a sua Administração tem o meu respeito. Mas querer determinar onde e aonde a atual administração deve investir, fica dificil, ate porque, pelo que sei, e oposição. Nao esquecendo que parte desses recursos serao investidos em calçamentos de uma area industrial no Caravaggio, foi o saiu no proprio Portal. Quanto a situação do Caravaggio, concordo. Mas com certeza e o Senhor sabe disso, nao e a Prefeitura que ira resolver. Ela podera ajudar e colaborar, mas a Comunidade deve tomar a iniciativa de atitudes e de investimentos. Recentemente, a Escola quase fechou. A Comunidade, como um todo, pouco fez. E so verificar a quantidade de alunos la. E quem critica o Ze, ele fez a sua parte nesse caso, e, note bem, foi na administração passada. E de bom alvitre lembrar, que ate recentemente se trabalhava com a ideia de Emancipação do Distrito. O que desejo, isso sim, e ver a Comunidade envolvida e preocupada com o desenvolvimento do Caravaggio, independentemente de quem esteja administrando o Municipio.

  4. Não vi qualquer conotação política naquilo que escrevi, entretanto, por experiencia posso afirmar: As obras só acontecem se a comunidade se unir e cobrar pois a demanda é grande e os recursos são poucos

  5. Walter não entendi nada do que vc está colocando sobre minha pessoa. Se vc não sabe, o asfalto onde vc passa todos os dias foi feito na minha administração, a escola do seu bairro, o posto de saúde, o Salão Anchieta não foi demolido por que eu briguei e com a ajuda de amigos conseguimos restaurar. Não vi qualquer conotação poli

  6. Tem pessoas que caem de paraqueda no caravaggio e acha que sabe tudo…. Só quem tem comércio aqui e nasceu aqui sabe o que estamos passando, não estamos nem ai pra política

  7. Ninguem está culpando ninguem, só estou alertando a comunidade sobre a importancia de cobrarmos estes investimentos

  8. Porém seria complicado pra comunidade manter esse café todos os finais de semana, pois na festa de Nossa Senhora de Caravaggio, todos que trabalham lá são voluntários, inclusive a mistura é feita e doada pela comunidade, trabalhar de graça, todos os finais de semana fica puxado, na festa, fizemos com muito amor e dedicação.

  9. Caravaggio é uma comunidade com suas peculiaridades, sempre vi um clima de competição entre a comunidade, para ver qual se destaca melhor ( super positivo) ; hoje não tanto, só que o povo esquece que a crise assola o país inteiro. O povo do Caravaggio é batalhador . Na Festa de Nossa Senhora , não existe comunidade mais unida do que a do Caravaggio, lá não se sabe qual partido é de quem…. Mas como disse no início é uma característica da comunidade.

  10. Parabéns Edio pelo alerta. Já é passado a hora de de começar a mobilização da sociedade na cobrança de mais investimentos para o nosso distrito. Nós somos o cartão de visita para o município, a entrada principal. É comum as pessoas pensarem que Nova Veneza começa no pórtico, que no meu ver está no lugar errado. O bem vindo à Nova Veneza deveria estar na entrada do município. De fato as coisas só acontecem com pressão popular, porisso as entidades,moradores devem começar a pensar juntos com o poder público soluções e investimentos para o Caravaggio.

  11. Lembrei: Voces sabem que algumas Empresas – Super Importantes do Caravaggio vão receber calçamentos ate a suas portas?? Será que nosso Ex-Prefeito não sabe quais são?? As noticiias. li no noticiario local. Pois e agora?? Seus proprietarios, ao que parecem, são adversários na politica, ou são parceiros?? Os cometaristas adversários calam-se a respeito ne??

  12. Não fala besteira amigo! Não sabe de nada e quer dar palpite? Da aonde que ele não está nem aí? Mesmo fora da Administração passada, ele ia para Floripa toda semana em buscas de recursos, não somente ao Caravaggio como também pro município inteiro! Conseguiu mais de 13 milhões de recursos através do seu partido em 4 anos para o município. Obras que eram pra ser realizadas no Caravaggio nesses 4 anos e a antiga administração do “eu e eu” conseguiu a façanha de perdê-las. Mas agora é outra administração, é gente com quem entende e pode ter certeza que o Caravaggio vai ver muita obra nos próximos anos!

  13. O Edio morou no Caravaggio?? Fez o que pelo Caravaggio? Desenvolveu o Caravaggio?? Tenha do!! Foi Vereador? Comerciante? Industrial? Morador?? E agora vem com esse tipo de critica? Apoiado por varios corregiolionarios? Ou querem que eu os nomeie?? Não venham culpar a atual administração. Mas se puderem contribuir, levem suas contribuições a Camara de Vereadores, seus legitimos retresentantes.

  14. Voce sabe quem vai contribuir para desenvolver o Caravaggio? Voce sabe sim. Aqueles que voces elegeram. Votou nele? Não. Mas ele foi eleito. Ele te representa. Alem dele, os comerciantes, os Industriais, os Prestadores de Servicos, e voce. Sim, voce mesmo. Deve contribuir com ideiais e sugestões a esse “time” todo. Seja com a criação de um curso técnico, seja com uma rua que necessita de calçamento, ou qualquer outra proposição. Neste momento, o Prefeito, a Administração Municipal é tão somente uma entidade que deverá ser recorrida para se atingir esses fins. Não para ser considerada culpada. Eles foram escolhidos pela maioria dos Municipes, dentre os quais voce. Vamos lutar pelo Caravaggio, sim! Porem, sem a individualização politica. Se recursos foram direcionados ao Municipio, não vamos condená-los, se nada fizemos para beneficiar nosso Bairro, nossa Região. O Municipio tem uma Cmara Municipal que nos representa ne Edio? A Prefeitura, dentro dos projetos do Prefeito, elege suas prioridades. E oce, Povo, faz o que?? So condena o Partido? Ontem fazia o que? Estranho muito o artigo do Ex-Prefeito Edio, tão considerado, tão respeitado. Nãlo é assim que um grande Politico se posiciona.

  15. Falar não resolve nada… há interesses locais para que o Distrito seja esvaziado… participei de pelo menos duas reuniões com moradores e autoridades para instalação do Conseg e a coisa não prosperou. Por que??????

  16. Acho que neste fim de semana – sabado – falei com alguem a respeito. Parece-me muito incoerente! Ou será mera coincidencia?? Alias, vou voltar a falar com essa pessoa.
    Comentei sobre a economia do Caravaggio. Que esta diminuindo. Enfraquecendo. Falei mais: Isso se deve aos representantes do Caravaggio, aos seus moradores, aos seus empresarios, aos seus comerciantes. Aqueles que aqui habitam. Hoje, estou aposentado. Durante muitos anos, fui Gerente de Banco no Interior. Participava das reuniões com comerciantes, com pequenos Industriais, e sempre pregava a necessidade do comércio local. Agora, lendo uma manifestação de um Politico. De um represenatne do Povo, e que, provavelmente, não é da ala do Prefeito, fico preocupado. Esse é um tema que deve aglutinar a Classe Politica, e não, condenar aqueles que hoje estão administrando o municipio. Pois, ontem, ninguem fez nada, entendem?? E o Édio?? Fez ou esta fazendo? Se positivo, vamos apoia-lo, caso contrário,. é só mais um embate politico. É lamentavel que um lider da Comunidade, e esse respeito ele tem, , acorde tão somente agora!! Ou falaremos de partidos Politicos??

  17. Se depender, da arrecadação de quem é ajudado no centro “restaurantes”, os únicos com retorno no município, nova e bela Veneza esta bem, imagina o distrito. ?????

  18. Claro o dever de investir no caravaggio é da prefeitura que abandonou o distrito, mas se tirar a economia do caravaggio e viver só do “centro” veneza vai a falência

  19. É uma vergonha para nosso distrito, mas não adianta bater nessa tecla , o que interessa para eles é nova veneza ” A GRANDIOSA SEDE ” sempre achei que deveriamos ir atrás de amancipar o caravaggio ja que pra eles não tem muita importancia nossa comunidade….. Independentemente de prefeiro ou partido , pra esses ” governantes ” o que interessa é aquele belo centrinho…

  20. A respeito do santuário, na época da festa de Nossa Senhora, que tem o café todos os dias para os romeiros, seria interessante ter este serviço de café ao menos nos finais de semana para os turistas!!