Ações de trade marketing: como se destacar em cenários de crise?

Crise econômica é sempre um grande desafio, pois a maioria dos empresários tende a cortar custos, e o setor de trade marketing pode ficar vulnerável nesses períodos. No entanto, é preciso continuar apostando nas estratégias de trade em momentos de restrição, até mesmo para alavancar as vendas e estar sempre presente na mente do consumidor. Neste cenário, cabe à gestão apostar em uma visão mercadológica mais específica para melhorar o posicionamento dos seus produtos no PDV.

Quer aprender como a gestão de trade marketing pode buscar resultados mesmo com a crise? Então, continue a leitura!

Quais erros evitar durante a crise?

É comum, em cenários econômicos pouco favoráveis, os gestores apostarem em estratégias mais conservadoras, afinal, são tempos difíceis. Mas existem alguns erros cometidos pela gestão de trade marketing que você deve evitar a todo custo.

Entre eles, deixar de fazer o acompanhamento das vendas ao comprar um pacote fechado de oportunidades de um atacadista, e também pagar por ações que não trarão retorno para a indústria, mas servem para massagear o ego da equipe.

Mas, como se destacar em meio à crise?

Confira as dicas que separamos para você!

Fique atento aos processos

Fazer um bom planejamento, acompanhar as pesquisas, o controle de estoque, assim como mensurar os resultados fazem parte de um bom trabalho gerencial. Todas essas ações são de fundamental importância para garantir a alta performance da gestão de trade marketing.

Quanto mais eficiente a operação estiver, maior é a chance de se obter sucesso e alcançar os objetivos traçados. Uma maneira simples de fazer isso é utilizar sistemas de gestão, como o app de trade marketing Agile Promoter.  Ele pode auxiliar todo o time de colaboradores a se comunicar melhor e de forma mais ágil.

Seja rápido nos cenários de mudança

Em cenários de crise, o primeiro passo é estar aberto para se adaptar a mudanças. É preciso atender a necessidade do consumidor, com produtos e serviços que melhor se adéquem às expectativas do shopper.

É necessário também um esforço para compreender que os clientes estão à procura de soluções. Se o preço está alto e a crise impacta nas compras, uma alternativa para a indústria é diminuir o tamanho dos produtos para oferecer preços mais acessíveis.

É fundamental descobrir o que o seu cliente precisa e promover as mudanças de forma estratégica para fazer com que ele mantenha ou crie uma identificação com sua marca, percebendo também valor, além de preço.

Faça um bom planejamento

A mudança da preferência do consumidor vem fazendo com que o planejamento de trade marketing seja cada vez mais fundamental, principalmente em momentos de crise. Então, é de suma importância conhecer os hábitos dos consumidores, entender o que eles precisam e conhecer seus valores, usando essas informações para se posicionar da melhor forma no PDV.

Enfim, é preciso ter em mente que uma boa gestão de trade marketing requer saber se adaptar a mudanças. A inovação e a criação de estratégias são fundamentais para conquistar o sucesso da sua marca no PDV.

Redação Portal Veneza