Ações alusivas ao Dia da Árvore já começam a ser realizadas pelo Comitê da Bacia do Rio Araranguá

Primeiro evento de educação ambiental aconteceu na tarde desta quarta-feira, 14, em Nova Veneza.

O Dia da Árvore no Brasil é celebrado em 21 de setembro, mas os alunos do 7º ano da Escola Municipal Caravaggio, em Nova Veneza, já começaram a refletir mais nesta quarta-feira, 14. Isso porque, nesta tarde, aconteceu a primeira ação do Comitê da Bacia do Rio Araranguá alusiva à data, com foco na distribuição de mudas e educação ambiental.

Em torno de 40 mudas de árvores foram entregues no encontro. “É um debate muito interessante, porque traz a mensagem de que as pessoas precisam pensar antes de fazer algo que destrua a natureza”, opina a estudante de 12 anos, Isadora Zanardo Marciano.

Assim como a professora de Ciências da Escola Municipal Caravaggio, Ana Débora Olivo, que afirma que as crianças precisam saber do impacto negativo causado no meio ambiente, para criar consciência. “Elas são a base de tudo se quisermos mudar os conceitos de degradação, porque seus pedidos para preservar são verdadeiros e tem muito mais peso”, completa o engenheiro agrônomo da Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza, Célio Boaroli.

A consultora do Comitê da Bacia do Rio Araranguá, engenheira ambiental Michele Pereira da Silva, concorda que a educação ambiental é um dos principais pontos na batalha pela preservação da natureza como um todo. “Por isso é que nós buscamos realizar ações como esta, para que a mudança no pensamento das pessoas comece desde cedo, e para que assim, consigamos um resultado concreto no futuro”, finaliza.

A iniciativa foi, também, da Associação Catarinense de Irrigação e Drenagem (ACID) e Associação de Drenagem e Irrigação Santo Isidoro (ADISI), em parceria com a Epagri e Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza.

Programação

Além do evento desta quarta, serão realizadas pelo Comitê, juntamente com a ACID, ADISI e Epagri, outras ações alusivas ao Dia da Árvore na próxima semana.

– 20 de setembro (terça-feira): distribuição de mudas e material educativo do Comitê a partir das 8h30min, na Escola de Educação Básica Abílio Cesar Borges, em Nova Veneza;

– 21 de setembro (quarta-feira): plantio de mudas a partir das 9h, às margens da Barragem do Tenente, em Jacinto Machado.

Francine Ferreira

Ações alusivas ao Dia da Árvore já começam a ser realizadas pelo Comitê da Bacia do Rio Araranguá
Ações alusivas ao Dia da Árvore já começam a ser realizadas pelo Comitê da Bacia do Rio Araranguá
Ações alusivas ao Dia da Árvore já começam a ser realizadas pelo Comitê da Bacia do Rio Araranguá

Um Comentário

  1. Parabéns pela iniciativa! Só através da Educação Ambiental, da conscientização da importância da Preservação da Natureza, teremos uma vida saudável. Nossa esperança está nas crianças e nos jovens, porque nossa geração, mesmo inconscientemente ou de boa fé, errou muito. Mais de um terço de nossas águas estão poluídas e nossas florestas foram devastadas.