Carlos Cypriano João

O correto acionamento do Corpo de Bombeiros

Sabe-se que a muito tempo atrás, mais precisamente na primeira metade do século XX, nossos valorosos homens do fogo eram acionados através da própria população via “boca a boca”, que pela proximidade natural iniciavam o primeiro combate ao incêndio. Avisados de tal infortúnio, deslocavam de imediato ao local do sinistro com uma bomba manual posta acima de um eixo com duas rodas tendo como tração os próprios Bombeiros.

No local usavam baldes e baldes com água pegos num manancial qualquer mais próximo, imaginem toda cena. Estes recipientes iam chegando cheios de água e enchiam a bomba manual, para que esta lançasse através da pressão e por meio de uma mangueira até a extinção das labaredas.

Passados dezenas de anos o acionamento mudou e muito, ainda bem, facilitando o chamamento para ocorrências de incêndio e diminuindo de forma considerável o tempo resposta, digo, entre o horário que foi informado e o de chegada no local do evento.

Vejamos então como podemos solicitar o Corpo de Bombeiros em caso de incêndio:

  • Ligue para o telefone de emergência que é o 193;
  • Mantenha a calma, sem ela você não conseguirá informar o local do incêndio;
  • Informe seu nome e número do seu telefone;
  • Informe que está ocorrendo um incêndio (carro, casa, apartamento, loja, indústria, etc.) e diga a cidade a qual você está;
  • Informe o nome da rua, bairro e próximo a que;
  • Informe se há vítimas e a quantidade;
  • Informe qual a situação no local. Ex: as chamas estão se alastrando para outro imóvel.

A central de atendimento dos Bombeiros pelo telefone 193, para a região do 4º Batalhão de Bombeiros encontra-se baseada na cidade de Criciúma e esta recebe ligações de todo sul do estado, digo, de Urussanga a Passo de Torres.

Se acaso haver um incêndio na Avenida Getúlio Vargas no centro do seu município e você não mencionar a cidade, você caro leitor, incorrerá na perda de preciosos segundos até o atendente definir, qual quartel de Bombeiros vai ser acionado para atender a ocorrência de incêndio. Convenhamos, avenida Getúlio Vargas temos em várias cidades aqui da nossa região e onde os segundos contam, tudo vale para diminuir o tempo de atendimento ao incêndio.

Neste espaço caro leitor, doravante, você terá informações/dicas valiosíssimas que contribuirá para atitudes preventivas contra incêndios no seu cotidiano.

You must be logged in to post a comment Login

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.