Acerte no Terno

Usar terno pode parecer algo tão simples como ir ao guarda-roupa e escolher um jeans, mas há muitas armadilhas envolvendo o uso desse traje. E será que você está fazendo da forma certa?

Em tempos de eleições e debates, o desfile de desavisados que não sabem como usar a tal indumentária é enorme. Certamente que caráter é muito mais importante que um terno desalinhado, mas, quando nos propomos a usar determinado traje, ele precisa ser usado de forma correta.

E por mais que a moda esteja democrática e que cada vez mais temos falado sobre deixar algumas regras de lado, informo que isso não se aplica às roupas denominadas popularmente como “sociais”.  Algumas regras precisam sim ser seguidas.

E vale lembrar que mesmo que o seu trabalho não exija um dress code formal ou você abomine o uso de terno e gravata, não dá para escapar: em algum momento você precisará usar um terno, por isso fique atento às dicas infalíveis:

Dica 1 – Escolha sempre tecidos com uma boa quantidade de algodão ao invés de ternos de fibras sintéticas. Enquanto os primeiros são materiais que respiram e voltam à sua forma original depois de lavados, os sintéticos vão ficar rapidamente amarrotados e com um efeito “usado”.

Dica 2 – Ao comprar seu terno, lembre-se de que geralmente os bolsos do paletó e a fenda traseira vem costurados. Tire a costura tornando-os funcionais e, caso a peça tenha etiqueta de composição pregada na manga, retire-a. Faça isso com muito cuidado para garantir que você realmente não rasgue o tecido.

Dica 3 – Preste atenção na forma como o paletó se adequa ao seu ombro. Ombreiras devem terminar na altura dos ombros, por isso certifique- se de que elas estão no lugar certo. Quando muito caídas, passam uma imagem de desleixo.

Dica 4 – O paletó deve ter o comprimento certo. Estique os braços. A barra do paletó deverá ficar na altura da palma da sua mão. Se for longo demais, ele dá impressão de que suas pernas são curtas, deixando você mais baixo e atarracado.

Dica 5 – A manga do paletó é outro detalhe que pede muita atenção. Ela não pode chegar à palma da sua mão e também não pode ficar acima do osso do pulso. Garanta que a manga da camisa não desça mais do que um centímetro e meio depois do fim da manga do terno. Se isto acontecer, vai aparentar que a manga de seu terno é demasiadamente curta.

Dica 6 – Seu paletó pode conter 1, 2 ou 3 botões, é uma questão de shape. Porém, nos modelos com 2 ou 3 botões, o inferior deve estar sempre desabotoado. Além disso, não esqueça de desabotoar totalmente o paletó quando sentar, pois ao fazer esse movimento você poderá amarrotá-lo se estiver fechado.

Dica 7 – Escolha o terno em uma cor que seja versátil e que você possa usar em diversas ocasiões, como o cinza por exemplo. Ele é um curinga no guarda-roupa masculino, porque pode ser usado tanto de dia quanto à noite. O cinza é uma cor neutra e versátil que fica bem com camisas de todas as cores.

Dica 8 – É preciso prestar atenção na escolha da meia que irá compor o seu traje. Certifique-se de que elas são longas o suficiente para não mostrar suas pernas quando você se sentar. Isso é muito deselegante.

Dica 9 – Ainda sobre as meias, elas deverão sempre combinar com a cor do sapato ou do terno. Nunca, em hipótese alguma, use meias brancas ou no estilo esportivas. Meias coloridas podem até adicionar um certo estilo ao look, mas, na dúvida, lembre-se que menos é mais.

Dica 10– Devo combinar o terno com qual cor de sapato? A regra é clara: terno preto com sapato preto; terno marrom com sapato marrom; terno cinza com sapato marrom ou preto; terno azul com sapato marrom ou preto. Sem discussão.

Dica 11 – Nunca, jamais use gravatas com camisas de mangas curtas, isso é extremamente deselegante. Ainda sobre as gravatas, é muito comum vermos ela sendo usada demasiadamente curta. O comprimento correto é na altura do cós da calça ou levemente acima, lembre-se disso.

Dica 12 – A menos que você seja um expert no assunto, não invente. Opte por combinações clássicas e aposte em composições com camisas neutras, sobretudo brancas. Você dificilmente irá errar. Deixe para ousar nos looks do dia a dia.

Andreia Bortolin