Gastronomia

Acadêmico do curso de Gastronomia da Unesc conquista premiação em festival estadual

blank
©Mayara Cardoso

Rafael Mastella representará Santa Catarina em premiação nacional em Belém

O talento e o profissionalismo do acadêmico do curso de Gastronomia da Unesc Rafael Mastella foram a chave para que ele conquistasse destaque na primeira edição do Festival Enchefs, realizado em Florianópolis. Rafael, que está prestes a concluir a graduação, ficou com a segunda colocação no concurso, que selecionou os dois melhores chefs de Santa Catarina para representarem o Estado na etapa nacional do Prêmio Dólmã, considerado o grande prêmio da gastronomia brasileira, em Belém (PA), em dezembro.

A história de Mastella com a gastronomia, iniciada por volta de 2013, está sendo coroada não só com a formatura que se aproxima, mas também com a premiação em nível estadual e a possibilidade de levar o nome da Universidade, da região e do Estado para todo o país. “Participei com o intuito de vivenciar essa experiência, mas confiante de conquistar algum destaque. Fiquei entre os dez currículos e receitas selecionadas previamente e, na última sexta-feira (1º/10), tive a oportunidade de executar minha receita, conquistando esse resultado”, relembra.

Formado em Telecomunicações e pós-graduado em gestão de negócios, Rafael iniciou o curso na Unesc com foco na qualificação para uma nova carreira, na qual quer atuar como professor. Os conhecimentos conquistados nas mais diferentes áreas da Gastronomia ao longo dos últimos anos de estudos e práticas, conforme ele, irão na bagagem para o Pará na disputa nacional. “Estou me organizando para participar de mais essa etapa, levar o nome da Unesc e até mostrar para os colegas de todo o país alguns dos nossos ingredientes tradicionais do Sul do país”, completa.

Acompanhar o destaque do acadêmico, para o coordenador do curso de Gastronomia, Marco Antônio da Silva, é motivo de muito orgulho. “Com certeza, mesmo já atuando na área há muitos anos, o Curso Superior de Gastronomia forneceu sólida formação e um diferencial na carreira profissional do Rafael Mastella. Além disso, a criatividade, o detalhe na produção das preparações e no empratamento são qualidades que ele desenvolveu ao longo da carreira e pôde aprimorar na graduação. É um exemplo de como o curso de Gastronomia pode e irá influenciar no cenário gastronômico regional. Só temos que parabenizar e desejar muito sucesso na carreira profissional do Rafael e de todos os nossos egressos”, pontuou.

A receita criada por Rafael e executada no concurso foi intitulada de “Pie Memories – torta de ricota com goiabada”. Para o chef, o prato vai além de uma “tortinha”. “Eu executei com facilidade por já ter tido a experiência com essa receita no projeto integrador na Unesc, no qual a temática também se voltava à valorização de ingredientes locais”, completa.

Para a escolha dos melhores pratos, os cinco avaliadores levaram em consideração a utilização de ingredientes locais, a apresentação, o sabor, entre muitos outros detalhes técnicos das receitas.

O concurso nacional acontecerá de 1º a 3 de dezembro, no Pará.

Redação Portal Veneza

blank

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.