Willians Biehl
Por Marilene de Lima
Segunda-feira (04/11)

Tempo: nebulosidade variável, com mais nuvens no Meio Oeste próximo ao PR e sol em todas as regiões pela manhã. Entre a tarde e noite pancadas de chuva, moderada por alguns momentos no Litoral Sul e Grande Florianópolis. Risco de temporais localizados com ventania e granizo.
Temperatura: elevada.
Vento: sudeste passando a nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o PR e SC. Convecção (formação de nuvens carregadas) associada à instabilidade devido ao calor da tarde.

Terça-feira (05/11)

Tempo: encoberto com chuva por alguns momentos na maior parte do dia em todas as regiões de SC, melhorando no final do período.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado devido à elevada umidade do ar. A temperatura diminui no final do dia devido à entrada do vento sul/sudeste.
Vento: noroeste, passando a sul/sudeste, fraco a moderado com rajadas a partir da tarde.

Quarta-feira (06/11)

Tempo: presença de sol na maior parte do dia, com aumento de nuvens durante a tarde e pancadas de chuva do Oeste ao Planalto Sul no decorrer da tarde. À noite chuva fraca na Grande Florianópolis e Litoral Norte, devido à circulação marítima (ventos úmidos do mar).
Temperatura: agradável, com elevação no decorrer da manhã.
Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas no Planalto e Litoral.

Quinta-feira (07/11)

Tempo: encoberto com chuva ocasional especialmente no início e fim do dia da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, devido à circulação marítima. No Oeste e Meio Oeste boa parte do dia com tempo instável e chuva por alguns momentos, melhorando no final do dia. À tarde mais nebulosidade no Litoral Sul e Vale do Itajaí e com pancadas isoladas de chuva no Planalto Norte e Sul.
Temperatura: com pouca variação devido à cobertura de nuvens e à chuva ocasional.
Vento: sudeste, com variações de nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 08 a 17 de novembro de 2019

Primeiros dias do período (de 08 a 11/11) com mais nebulosidade e chuva devido ao calor da tarde do Oeste ao Planalto e no início e fim do dia no Litoral, devido à circulação marítima. Entre os dias 13 e 14/11 uma nova frente fria passa por SC trazendo pancadas de chuva, com risco de temporais. Ressalta-se que neste período o forte aquecimento da tarde aumenta o risco de pancadas de chuva moderada e forte por alguns momentos, com ventania e granizo, condições típicas de dias quentes de primavera.