A história do adidas Superstar: o tênis mais famoso do mundo

Tênis é febre mundial e sua história começa nos anos 1960.

Tênis exclusivos são uma febre no mundo inteiro. Quando você tem um objeto exclusivo, o significado é ainda maior. O novas adidas Superstar é um exemplo disso. Esse modelo fabricado por uma das maiores marcas esportivas do mundo era é um calçado originalmente criado para os fãs do basquete em 1969.

O calçado Superstar foi criado como uma versão de cano baixo do calçado de basquete Pro Model. No entanto, o modelo alcançou grande popularidade. Ao longo dos anos, ele foi remodelado e passou por várias transformações. O tênis recebeu vários apelidos, como “shelltoe”, “shell shoes” e “shell tops” por sua biqueira de borracha. Essa é uma silhueta icônica e considerada uma das maiores influências na ascensão da moderna “cultura do tênis”.

Quando esse tênis foi lançado na década de 1960, seu modelo era totalmente inédito e irreconhecível. As mudanças provocadas pela Adidas chocaram o mundo e logo chamaram a atenção de jogadores profissionais de basquete, como Kareem Abdul Jabbar, um dos maiores atletas de todos os tempos.

À época, os materiais utilizados para construir o tênis foram considerados revolucionários e acabaram replicados em outros modelos, das mais variadas marcas, como Nike e Puma. Mas a maior beneficiada foi a Adidas, que consolidou o seu nome entre as grandes marcas do mundo e conquistou um espaço importante entre os atletas da NBA, a principal liga de basquete do mundo.

Com isso, o Superstar, que já era moda entre as maiores estrelas do basquete profissional norte-americano, ganhou as ruas dos Estados Unidos. A partir daí, o modelo passou a ser cada vez mais procurado.

Na década de 1980, o Superstar estavam na moda e a banda de hip-hop Run DMC escolheu o modelo para subir aos palcos, usando-os sem cadarço e com as línguas para fora.

A associação entre a banda e o tênis era tão grande que eles escreveram uma música sobre isso em resposta a um rap anti-tênis de Jerrald Deas chamado “Felon Sneakers”, o trio lançou a música intitulada “My Adidas” em 1986 com grande publicidade.

Desde então, foi o início de uma das colaborações mais bem-sucedidas e inesperadas da moda. Esta foi a primeira vez que uma marca esportiva usou música para comercializar seu produto.

O sapato Superstar tornou-se parte da moda jovem popular e agora é usado regularmente como calçado casual, não só para a prática esportiva. Os Superstars, como o Converse Chuck Taylor All-Stars, fizeram facilmente a transição da quadra de basquete para a rua.

Em 2005, a Adidas celebrou o 35º aniversário da Superstar ao colaborar com ícones do mundo da música, moda e artes para criar a coleção Adidas 35º aniversário.

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Bloqueio de anúncio detectado!

Por favor, para continuar é necessário desativar seu bloqueador de anúncios!