Psicóloga CRP 12/17683

A tecnologia vem evoluindo em uma velocidade quase que, imperceptível. Em questão de segundos você pode se comunicar com pessoas que estão do outro lado do mundo, a cada semana surgem novos modelos de celulares mais tecnológicos, enquanto as redes sociais permitem que tenhamos acesso a muitas informações: Porém, até que ponto isso é saudável?

Construir um parágrafo falando sobre a necessidade de aprovação nas redes sociais.

Gostaria de te convidar para refletir acerca de uma sociedade que vem se construindo cada vez mais dentro da tecnologia e que se relacionam por meio dela. Instagram, Whatsapp, Facebook, Snapchat: aplicativos que estão no mercado há algum tempo e que crescem cada vez mais. Muitas dessas redes podem ser utilizadas como trabalho e ferramentas de marketing, mas também como entretenimento e quase que um substituto da televisão. Para os usuários do instagram, há alguns meses, foi realizada uma atualização em que consistiu na retirada da contagem de curtidas do aplicativo, com o objetivo de igualizar as postagens, e não serem influenciadoras por seu número de curtidas.

O que ocorre é que, cada vez mais, pessoas desencadeiam sentimentos como frustração, sintomas de tristeza, ansiedade por não possuírem a vida que o referido aplicativo oferece. Porém é importante termos claro que os usuários da rede não publicam a realidade vivida: as dificuldades, anseios, problemas, dentre outras questões que existem no cotidiano.

Existe problemas em utilizar as redes sociais, então?

Não! O problema é quando você passa a ter interferências em sua rotina de vida o uso da rede social lhe causa algum tipo de sofrimento. Pesquisam apresentam que, algumas pessoas apresentam sinais de crise de ansiedade quando precisam ficar sem internet, ou seja, isso demonstra de certa forma, o nível da dependência tecnológica e das redes sociais em si.

A tecnologia chegou para nos auxiliar e facilitar o dia a dia, porém, é necessário sabermos utilizá-la a nosso favor. Lembra quando citei acima sobre a retirada do número de likes das publicações? Pois é, muitos usuários do aplicativo ficaram decepcionados, por não conseguir ter controle sobre o número de curtidas em suas publicações. Cuide-se! A vida vai muito além de redes sociais. Nem tudo o que parece, é de fato real.

Ao avaliarmos a evolução que os aplicativos tiveram em uma escala de 10 anos, tínhamos o “Orkut”, “MSN”, dentre outros que foram sento extinguidos e substituídos por novos aplicativos. Volto a ressaltar: a rede social e a tecnologia não são prejudiciais, desde que saibamos utilizá-las na medida correta! Mas como saber quanto tempo devo passar nas redes sociais. Isso é algo muito particular. Por isso te convido a essa reflexão. Se algo te incomoda, ou você sente que o uso das redes sociais esta atrapalhando de alguma forma sua vida, pare e avalie de que forma poderias fazer diferente.

Dicas que podem auxiliar a utilizar menos o celular (para quem desejar) são:

01.  Realizar atividades físicas (pode ser uma caminhada, dança, corrida, andar de bicicleta, academia…);

02.  Ler livros de sua preferência e que te tragam prazer;

03.  Passar momentos com pessoas que você goste;

04.  Em momentos de refeição, buscar deixar o celular longe ou dentro da bolsa;

05.  Permitir-se ter um tempo com você mesmo (a) fazendo algo que seja bacana para você.

Claro que essas são dicas gerais, e que você pode organizar outras estratégias para não tornar-se dependente das redes sociais. Porém, caso você perceba que isso está lhe causando sofrimento, busque o auxílio de um profissional de saúde mental em que você confie!

Cuide-se!

Participe conosco! Caso tenhas alguma dúvida ou sugestão, fique à vontade para entrar em contato pelo e-mail gihh_b@hotmail.com. Receberei com afeto! Abraço fraterno!