Livro Cenas Venezianas, de Francisco Andrade, será lançado em Nova Veneza neste sábado

Por João Manoel Neto

O escritor Francisco Andrade lança no próximo sábado, 22, no Teatro Municipal, em Nova Veneza, o livro Cenas Venezianas.

O livro de estreia do autor traz em imagens a documentação de uma festa popular na mais bela das cidades. “O grande baile de máscaras a céu aberto nos remete ao apogeu de Veneza que dominou o comércio europeu a partir do século 13 e atraiu intelectuais, artistas, e todos aqueles que sonhavam em habitar a Sereníssima”, explica.

Ao longo de 300 páginas, Francisco Andrade, fotógrafo autodidata, advogado e administrador de empresas, faz viajar pelas memórias mais íntimas que a cidade de Veneza guarda em seus canais, em suas ruas e em suas passagens estreitas.

O fotógrafo trabalhou durante quatro anos no projeto e em 2018 fez uma tiragem de seis exemplares que foram impressos em sistema digital que ganhou o Prêmio Pine de melhor livro impresso no sistema digital.
“Agora Cenas Venezianas ganhou tratamento de luxo e foi impresso na Ipsis gráfica, com tiragem de mil exemplares em processo mais color. Com isso as cores foram acentuadas ganhando uma profundidade cromática que torna o livro uma referência de impressão”, conta Andrade.

Cenas Venezianas conta com texto de Xavier Bartaburu, jornalista especializado em temas ligado a cultura e viagens que já publicou mais de 20 livros e está à venda em livrarias das principais capitais do Brasil desde março de 2019 ao custo de R$ 350,00. O lançamento do livro em Nova Veneza acontece a partir das 14h30min, com entrada franca, durante o “Foto em Pauta”.