5 curiosidades sobre e-commerce que você não sabia

Algumas pessoas ficam curiosas só de ver a palavra e-commerce ou mesmo o termo loja virtual.

Mesmo em tempos modernos ainda é comum vermos pessoas que não conhecem o mercado de vendas online. Para entrar de vez nesse meio, você vai precisar de um computador ou smartphone e uma rede Wi-Fi potente (Conheça a Internet da Vivo)

Apesar de existir pessoas que não pensam em vendas online, a maioria está se dando bem com a ajuda da internet. De fato, quem tem um e-commerce pode dominar o mercado e vender diversos produtos.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), calculou que em 2017 o faturamento de vendas online feitas no Brasil foi cerca de R$ 59,9 bilhões de reais com uma estimativa de 200 milhões de pacotes postados.

Para os próximos anos a ABComm supõe que o mercado de ecommerce fature R$ 69 bilhões de reais e que as lojas virtuais entreguem mais de 230 milhões de encomendas.

Com a crescente dos números é praticamente inegável afirmar que ter uma loja virtual é, de fato, um negócio lucrativo. Mas o que é preciso saber antes de entrar ampliar sua loja física para o e-commerce?

Curiosidades sobre o e-commerce

Certamente, quem deseja conhecer o mercado de vendas na internet através de lojas virtuais e e-commerce fica surpreso com algumas curiosidades.

E-Bay

O primeiro produto anunciado no E-bay, em 1995, foi uma caneta laser quebrada. O programador Pierre Omydiar fez um código experimental ao que seria uma espécie de loja virtual, e para testar sua ideia, anunciou sua própria caneta laser quebrada.

O item foi vendido por cerca de quinze dólares. Podemos afirmar que este é, sem dúvida, um case de sucesso, já que, mesmo o produto sendo danificado não foi devolvido ou reembolsado, e a empresa ainda é excelência em vendas pela internet até hoje.

Google

5 curiosidades sobre e-commerce que você não sabia

Quando o Google nasceu, nos anos 90, o objetivo original da gigante era acabar com o spam dos próprios anunciantes. O Google veio para tentar democratizar todo o processo e tornar o conteúdo prevalecer sobre todo o resto.

O Google se tornou o maior mecanismo de pesquisa do mundo e continua crescendo. Existem diversas ferramentas que a empresa oferece aos seus usuários.

O Google Adwords é uma iniciativa um tanto curiosa, pois, através de um site o usuário pode fazer publicidade e propaganda online. Com um meio de pagamento por clique é possível vender muito através de lojas online, utilizando o Adwords.

Amazon

A maior loja virtual do mundo, a Amazon, só começou a arrecadar lucros oito anos após seu início. Apesar de ter começado a vender em 1995, a empresa só começou a lucrar mesmo em 2003, quando teve um lucro médio de 5 milhões de dólares.

O primeiro livro vendido na Amazon foi Fluid Concepts And Creatives Analogies de Douglas R. Hofstadter, que ainda é vendido na plataforma Hoje a Amazon é de longe a maior loja online existente no mundo.

Groupon

O famoso modelo de compras coletivas nasceu na China. Grupos de consumidores se reuniam em lojas físicas a fim de negociar descontos para compras em grandes volumes. A ideia ganhou força e foi parar na internet e, em 2008, surgiu o maior site de compras coletivas, o Groupon.

Ainda em seu momento de glória, em 2010, o Groupon recusou uma oferta de compra de 6 bilhões de dólares feita pela gigante Google. O valor de mercado da empresa, hoje está na casa dos 4 bilhões de dólares.

Não há duvidas que o mercado de vendas online cresceu e cresce com a ajuda dessas empresas. No entanto, todo esse resultado não é fácil de ser alcançado, mas vale a pena para quem deseja trabalhar na internet.

Blockbuster

5 curiosidades sobre e-commerce que você não sabia

No início dos anos 2000, surgiu uma pequena start up chamada Netflix. No entanto, naquela época, a Blockbuster ainda era forte no negócio de videoclube e não acreditavm que um modelo modesto de pagamento mensal.

Algo que permitisse alugar qualquer filme que você queria contra outro que fosse forçado a pagar uma vez para cada filme, fosse ser superado. Então, eles deixaram a oportunidade escapar.

Antes de afundarem em 2010, a Blockbuster tentou entrar no mundo do e-commerce usando o mesmo método de pagamento por assinatura (muito popular hoje em dia).

Em 2006 eles conseguiram exceder seus objetivos, e alcançaram a marca de 2 milhões de assinantes em apenas alguns meses.

No ano seguinte, a Blockbuster registrou uma perda de meio milhão de assinaturas, um evento que começou no mercado digital e, em apenas alguns anos, a empresa deixou de existir.

Grande parte da população já fez alguma compra em algum tipo de e-commerce. As razões para se procurar uma loja virtual são as mais variadas, desde a facilidade em pesquisar preços, até na comodidade de entrega e economia de tempo.

No Brasil há diversas empresas atuando neste mercado, desde pequenos empresários, até grandes empresas que investem pesado em seus e-commerce para atrair e fidelizar cada vez mais clientes em suas plataformas.

Conclusão

Nos últimos anos, os conceitos de realidade virtual e interação com o mundo real são cada vez mais comuns, graças, especialmente, ao salto do comércio eletrônico para dispositivos móveis e, especialmente nos últimos anos, com a convergência entre as lojas tradicionais e as lojas virtuais.

Embora as possibilidades de e-commerce sejam infinitas, ainda há muito a ser feito nessa área. Esse tipo de mercado nos fornece  ferramentas para alcançar uma experiência de compra fora do comum, permitindo que nossos usuários comprem a qualquer hora, de qualquer lugar, e motivados por qualquer impulso.

No entanto, eles ainda são novos demais e as pessoas precisam se acostumar com o fato de estar com o telefone apontando para todos os lados enquanto caminham pela rua.

A tecnologia existe e, embora as compras on-line não estejam mais somente associadas a sentar-se diante de um computador e navegar pela Internet, a sociedade, em geral, está acostumada a interações através de seus smartphones.

As pessoas pesquisam, comparam, tiram fotos, acessam websites, baixam aplicativos, mas todas as tentativas nesse sentido de realidade aumentada não têm sido muito frutíferas.

E você, se recorda quando foi sua última compra online?