35º Grupo Escoteiro Dr. Cesare Tibaldeschi e Confecções Vanelise se unem para “Caminhada Consciente”

Lobinhos e colaboradores da empresa realizaram a iniciativa em Nova Veneza

Inspirar para conscientizar. Esse foi o objetivo por trás da Caminhada Consciente que aconteceu no último sábado, 23, ação realizada pela Confecções Vanelise em parceria com os lobinhos do 35º Grupo Escoteiro Dr. Cesare Tibaldeschi. O percurso escolhido foi ao longo da Rodovia Giácomo Destro, com o intuito de recolher o lixo descartado em local inapropriado. Ao todo, foram coletados 167,50 kg que, posteriormente, foram encaminhados para a reciclagem.  

A ação vem de encontro com a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) realizada na Vanelise e o ODS na Prática (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), iniciativa que a empresa também faz parte. Além do MutCom (Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária), que é uma atividade de mobilização que visa a integração e colaboração dos escoteiros do Brasil com a sociedade.

Para Suzana Ronsoni, gerente de Sustentabilidade da Vanelise, transformar os ODS em iniciativas como essa faz parte do modelo de negócio da empresa. “Abordar os desafios junto à comunidade, de forma colaborativa, faz com que avancemos de forma mais rápida na construção de um mundo mais sustentável”, destaca.

Ensinando e aprendendo com as crianças

Durante a caminhada, estiveram presentes 18 lobinhos, três de seus chefes, alguns pais também os acompanharam, assim como filhos de colaboradores da Vanelise. Além dos ensinamentos terem sido repassados para os pequenos, eles também deixaram aprendizados aos demais participantes. 

Para os escoteiros, a iniciativa realizada em parceria com a empresa foi marcante. De acordo com Rita de Cássia, uma das chefes dos lobinhos, ações como essa são necessárias para que possamos conscientizar cada vez mais as pessoas sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente. 

“Através do MutCom, nossos lobinhos e participantes da caminhada puderam exercer o envolvimento com a comunidade, e enxergar também os problemas nela existentes. Ficamos felizes ao vê-los empolgados, mas tristes com a realidade encontrada. Era nítida a indignação dos nossos pequenos ao se depararem com tanto lixo espalhado”, acrescenta. 

A união faz a força

Para que a iniciativa pudesse acontecer, além das equipes envolvidas dos escoteiros e da Confecções Vanelise, e o apoio da Polícia Militar de Nova Veneza, foram recebidas doações da comunidade local. Entre eles, estão a Padaria São Marcos, Finitura Acabamento, Supermercados Kirchner, Auto Posto Mondardo, Secretaria Municipal de Saúde e o vereador Aroldo Frigo Júnior.